Política

Primeira Sessão informatizada na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça

Primeira Sessão informatizada na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / ASSESSORIA DE IMPRENSA

Vereadores estrearam notebooks do novo processo de informatização da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça que irá diminuir drasticamente o número de papel utilizado por Sessão.

Um dia histórico na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça. Nessa terça-feira, dia 16, foi realizada a primeira Sessão Ordinária com uso de notebooks. A aquisição dos equipamentos pelo Presidente do Legislativo, Luciano Formetin Pereira (PSL), é o primeiro passo para informatização total do Processo Legislativo que nas próximas semanas ainda vai ganhar um sistema integrado entre os vereadores e um novo site onde todas proposições e tramitações poderão ser acompanhadas em tempo real pelos cidadãos

Um investimento que vai gerar uma economia aproximada de R$ 80 mil por Legislatura, além de sustentabilidade, já que serão poupadas em média 3 mil folhas impressas por mês. O Presidente do Legislativo explica que antes de ser implantado o sistema, cada vereador recebia uma cópia de todas as proposições que entravam em pauta na sessão. Com a informatização os edis poderão acompanhar a pauta do dia através dos notebooks, sem papel.

A ação, segundo Luciano Formetin Pereira (PSL), já estava em seus planos antes mesmo de ser eleito. “Era algo que eu já imaginava que daria muito certo e iria poupar um bom tempo e dinheiro com o pessoal que hoje inicia os trabalhos antes da sessão para garantir a organização das impressões. Além disso tem a questão da economia em papel e toner, que está aliado a sustentabilidade. A tecnologia vai facilitar e agilizar o Processo Legislativo em vários sentidos”, afirmou o Presidente da Mesa Diretora.

O vereador Robson Francisconi (PP), o Robinho, utilizou a Palavra Livre parabenizando a iniciativa do Presidente da Câmara, que teve o apoio de toda Mesa Diretora, no qual também faz parte como 1º secretário. “Estamos contribuindo com o meio ambiental, diminuindo o número de papel utilizado mensalmente e economizando em cada sessão, o cidadão fumacense nos cobra isso. Acredito que todos os vereadores apoiam essa ideia e já vimos que será fácil para se adaptar com nova tecnologia”, falou Robinho.

O vereador Alison Felix Bertan (PSD) foi o único vereador reeleito e foi Presidente da Câmara de Vereadores na última Legislatura, parabenizou a aquisição dos equipamentos. “Era algo que planejávamos, mas ficávamos receosos em fazer essa mudança, como seria, ou se iriamos nos adaptar, mas hoje vejo que é possível e só tenho que parabenizar o Presidente por essa ação”, explanou.

A informatização total do Processo Legislativo vai levar algumas semanas, o passo final será a criação do novo site da Câmara de Vereadores. Mas nesse primeiro momento os notebooks já irão substituir o papel. “Quando um projeto for protocolado na Câmara de Vereadores automaticamente a informação estará disponível para quem quiser ver. Toda tramitação irá ser mostrada em tempo real. Ficará muito mais fácil para cada vereador acompanhar o andamento de suas propostas. O cidadão terá um meio de acompanhar o verdadeiro processo legislativo, desde o parecer das comissões, até a votação final”, finalizou Luciano.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo