Geral

Primeira carteirinha de identificação para autismo é entregue em Morro da Fumaça

Primeira carteirinha de identificação para autismo é entregue em Morro da Fumaça
Gustavo Milioli /PMMF

Documento permite vagas preferenciais em estacionamento.

Foi entregue nesta quarta-feira, 27, a primeira carteirinha de identificação para autismo em Morro da Fumaça. O documento, emitido pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), permite aos portadores vagas preferenciais de trânsito em estacionamentos públicos e privados.

Antes, apenas idosos e deficientes físicos tinham acesso à carteirinha. “Nem sempre todos os autistas são deficientes físicos. Os documentos necessários para fazer a confecção são o laudo médico, comprovante de residência do município e os documentos pessoais”, explica Willian Bruning, coordenador do Demutran.

A carteirinha é aceita no Brasil inteiro e tem a validade de cinco anos. Basta colocar no painel ao estacionar o carro na vaga preferencial. “O documento já vem plastificado, assim como as de idosos e deficientes, para uma maior durabilidade. Entregamos também um adesivo indicativo para ser colado na parte traseira do veículo”, completa.

O Demutran fica localizado na Sede Administrativa II, no Centro Comercial San Valentin, na Avenida Inocente Pagnan. O horário de funcionamento vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em caso de dúvidas, o telefone 3434-6138 está à disposição.

Primeiro contemplado

Mãe de um menino autista de cinco anos, Greicy Salvador Zaccaron, secretária do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, foi a primeira a receber a nova carteirinha. Por conhecer de perto a realidade dos portadores da síndrome, ela valoriza a importância da luta pela causa. “Pode parecer simples, mas é um passo importante para nós”, ressalta.

Palestra com Marcos Petry

No próximo dia 8 de agosto, o município receberá a apresentação da palestra ‘Histórias de Um Autista Contadas por Ele Mesmo’, de Marcos Petry. O evento acontecerá no Salão Paroquial, às 18h30, e é destinado aos profissionais da educação e saúde de Morro da Fumaça, além dos pais dos pacientes.

O palestrante é graduado em Comunicação Institucional, especialista em Design Gráfico e Produção Publicitária, especialista em Transtorno do Espectro Autista, mestrando em Psicopedagogia, escritor, músico, poliglota, além de ser um autodefensor da Associação Catarinense de Autismo (ASCA).

Na palestra, o Demutran estará presente para a emissão das carteirinhas. “O Marcos é um dos principais expoentes do Brasil na defesa dos direitos dos autistas. Para nós que trabalhamos diretamente com crianças, é fundamental sabermos como lidarmos com os diferentes níveis do espectro. Esperamos a participação de até 400 pessoas”, destaca Greicy.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo