Geral

Presidente da Fiesc visita Morro da Fumaça

Presidente da Fiesc visita Morro da Fumaça
JESSICA PEREIRA / NOVO TEXTO

Mario Cesar de Aguiar visitou a estrutura da primeira Escola Móvel do SENAI, inaugurada em Morro da Fumaça.

Em visita a região Sul do estado nesta terça-feira, dia 13, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, acompanhou os trabalhos que começaram a ser desenvolvidos na primeira Escola Móvel do SENAI, inaugurada na noite da última segunda-feira, dia 12, em Morro da Fumaça. O espaço que receberá 120 alunos que se profissionalizarão nos cursos de costureiro industrial, soldador e tecnologias aplicadas na indústria de plásticos, já está em funcionamento e irá levar ainda mais qualificação aos moradores do município.

“O SENAI Móvel permite levar qualificação de qualidade, personalizada de acordo com a vocação industrial de cada município, permitindo acesso a profissionais desempregados, que procuram seu primeiro emprego, ou que precisam se requalificar, aperfeiçoando-se na sua área de atuação, ou mesmo empreender seu próprio negócio”, garante a gerente executiva do SENAI Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco.

Além da presença do prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, e do vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, também esteve presente durante a visita a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso. O município será um dos próximos a receber a Escola Móvel do SENAI, em setembro, para oferecer a comunidade para profissionalização, de forma gratuita, os cursos de soldador, operador e programador de CNC, padeiro e confeiteiro, eletricista industrial e pedreiro. A iniciativa na cidade contará também com a parceria das empresas Librelato e Usipe. Em paralelo, o município de Forquilhinha também receberá a Escola Móvel com os cursos de operador e programador de CNC, costureiro industrial, gestão para a indústria alimentícia e soldador.

“Essa estrutura móvel atende as necessidades que foram identificadas nos municípios, capacitando os trabalhadores. Para uma estrutura fixa, não haveria demanda para toda ocupação e esta é a solução mais eficiente e eficaz que encontramos para ajudar os municípios a capacitarem a sua população. Hoje somos o estado que tem a menor taxa de desemprego, mas precisamos urgentemente qualificar os nossos trabalhadores para que Santa Catarina possa se desenvolver ainda mais. Este é o papel do SENAI, capacitar os trabalhadores, por isso a parceria com as prefeituras é fundamental para que possamos resolver a necessidade de profissionais capacitados”, garante o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Saiba mais:

A estrutura inaugurada em Morro da Fumaça é formada por uma unidade móvel de soldagem com uma sala de aula, dez boxes de soldagem, um box de acabamento e uma central de gás. Ainda há um sistema de exaustão da fumaça gerada nos processos.

Já a unidade móvel de confecção industrial possui 25 máquinas de costura, do tipo overloque, galoneira, reta e para operações especiais, mesa de corte com a cortadora de tecido e todos os equipamentos necessários para a produção de roupas.

Para completar, há ainda a estrutura central formada por seis contêineres para sala de aula, recepção, secretaria e sanitários, duas tendas, piso de tablado acarpetado, com instalações elétricas e acesso à internet. A área total é de 300 metros quadrados.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo