Geral

Prefeitura assume o sistema de água e esgoto de Morro da Fumaça

Prefeitura assume o sistema de água e esgoto de Morro da Fumaça

Com a carta de ordem expedida pelo TJ, o município vai comandar a gestão no lugar da Casan.

A Prefeitura de Morro da Fumaça assumiu o sistema de água e esgoto da cidade nesta terça-feira, 17, no lugar da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Com a carta de ordem expedida pelo Tribunal de Justiça (TJ-SC), a equipe do Governo Municipal apresentou a notificação para dar início a nova gestão do sistema de saneamento de forma imediata.

O engenheiro Rogério Sorato será o diretor da Morro da Fumaça Saneamento, um departamento que será criado pela Prefeitura para realizar os trabalhos no município. “Neste momento nós vamos trabalhar com três frentes de modo paralelo; a jurídica, comercial e operacional criando uma estrutura adequada que atenda os anseios da população”, declara o engenheiro que trabalha há 15 anos na área de saneamento.

A média de arrecadação do sistema na cidade é de aproximadamente R$ 400 mil ao mês. Na avaliação do prefeito Noi Coral vai ser possível melhorar o serviço para a comunidade. “Era mais fácil não se incomodar e deixar tudo como estava, mas não seria justo com a cidade e os moradores que sofrem com um sistema sucateado. Há muito por se fazer e nós vamos trabalhar para melhorar a oferta de água e realizar o tratamento de esgoto em Morro da Fumaça”, conta o prefeito.

Contrato emergencial

Para garantir a funcionalidade do sistema de abastecimento de água de Morro da Fumaça, o Governo Municipal firmou um contrato emergencial com a Atlantis Saneamento por seis meses, para realizar a operação do sistema de captação, tratamento, distribuição e atendimento comercial.

A empresa possui um histórico de excelência em gestão com a prestação de serviços em aproximadamente 20 municípios. A supervisão dos trabalhos ficará a cargo do Governo Municipal, assim como, a criação de amparos jurídicos para a prestação dos serviços, a exemplo da tabela tarifária, agência reguladora, atendimento à legislação federal de saneamento 11.445/07 e outros.

O procedimento de transição inclui a transferência do banco de dados dos servidores da Casan para a Prefeitura, diagnóstico dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água. “O prefeito Noi Coral e o vice Eduardo Sartor Guollo estão tratando este assunto com muito critério e oferecendo o suporte adequado para a realização de um trabalho sério, transparente e competente”, conclui o diretor Rogério Sorato.

Telefone de plantão

A Prefeitura de Morro da Fumaça disponibiliza um telefone de plantão para quem tiver alguma solicitação referente ao abastecimento de água: 99182.5179

FILIPE CASAGRANDE / FOTO: GABRIELA RECCO

Prefeitura assume o sistema de água e esgoto de Morro da Fumaça

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo