Redação
Na Praia da Esplanada, em Jaguaruna, o mar também é lugar de inclusão e quem precisa de apoio para viver esse momento pode contar com a cadeira anfíbia do Projeto Praia Acessível. A iniciativa é do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que garante banho de mar seguro e acompanhado para pessoas com mobilidade reduzida. O projeto oferece gratuitamente o equipamento, que pode ser solicitado diretamente no posto de guarda-vidas da praia. Basta procurar a equipe, informar o dia e o horário desejados e realizar o agendamento.
“A ideia é garantir que as pessoas possam aproveitar o mar com segurança. A cadeira anfíbia está disponível para quem precisa. A gente acompanha todo o processo e ajuda no que for necessário”, destacou o guarda-vidas, Danilo Viana. O serviço é destinado a pessoas com deficiência física, idosos, pessoas em recuperação de cirurgias ou com limitações temporárias, além de qualquer cidadão que apresente restrição de mobilidade, sempre mediante avaliação dos profissionais.
A cadeira anfíbia é desenvolvida especialmente para circular na areia e na água. Com rodas largas, que evitam que o equipamento afunde, e estrutura resistente à maresia, ela permite que o usuário seja conduzido com segurança até o mar. Todo o processo é acompanhado por guarda-vidas treinados, que auxiliam durante o trajeto e permanecem por perto durante o banho.