Geral

Portais lançam campanha de combate às fake news

Portais lançam campanha de combate às fake news
LUCAS LEMOS / CANAL IÇARA

Os portais da região vão demonstrar na prática a importância de unir esforços. O Morro da Fumaça Notícias, o Portal Veneza,  o Canal Içara, o Forquilhinha Notícias e o Siderópolis Notícias não atuarão em conjunto apenas no combate e na prevenção ao Coronavírus/Covid-19, mas também às fake news.

A iniciativa estimula a checagem de informações em fontes confiáveis, como se propõem os veículos parceiros. Além disso, pretende evitar que os internautas sejam vítimas ou vilões ao receber ou espalhar informações caluniosas e falsas.

Na dúvida, não compartilhe!

A iniciativa dos portais é um compromisso conjunto que se renova no enfrentamento ao Covid-19. Desde que o vírus tornou-se uma pandemia, muitas informações passaram a ser difundidas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Ao receber de alguém que o internauta confia, é muito comum que ele repasse para outras pessoas e grupos. A partir disso, os danos já podem ter sido provocados, serem irreversíveis e até tornarem-se crime. É este o ponto que a campanha atinge de forma preventiva. “Na dúvida, não compartilhe!”

“Antes de compartilhar uma informação procure saber a fonte. Confirme tudo que foi passado e evite essa contaminação endêmica de desinformação e pânico nas pessoas. Essa campanha conjunta dos portais busca trazer mais credibilidade na informação, respeitando sempre você, internauta”, explica a jornalista Gabriela Recco, do Morro da Fumaça Notícias.

Portais lançam campanha de combate às fake news

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo