Colunistas

Por que ter colesterol alto é ruim?

Por que ter colesterol alto é ruim?

Quando o colesterol está alto, pode ocorrer obstrução total do vaso sanguíneo, fazendo com que o sangue fique bloqueado e não chegue ao coração, causando infarto. Já no cérebro, essa interrupção pode levar ao AVC.

O colesterol bom HDL, remove o excesso de colesterol no sangue, reduzindo o risco de formação de placas de gordura. O colesterol ruim LDL, retira a gordura dos nossos órgãos e deposita na nossa corrente sanguínea, quando em excesso pode formar as placas de gordura.

Mantenha seus exames em dia, e a alimentação saudável é importante nesse processo, verifique abaixo as estratégias alimentares.

– Prefira mais frutas e vegetais;

– Consuma peixe grelhado ou assado uma vez na semana;

– Pratique exercícios físicos;

– Utilize derivados de leite e leite sempre na opção “desnatado”;

– Evite fritura, lanches rápidos como cachorros-quentes e sanduíches gordurosos, doces em geral, bebidas alcoólicas, refrigerantes ou qualquer outra bebida rica em açúcar, chocolate, pão branco, biscoitos e bolos, massas, pizzas, frituras, queijos gordurosos, manteiga, margarina, creme de leite, maionese, leite integral, bacon, toicinho, banha, embutidos em geral e carnes gordas.

– Prefira sempre pães, biscoitos e bolos integrais;

– Fazer uso de Ômega – 3 todos os dias assim como as fibras (farelo de aveia e linhaça por exemplo);

– Azeite de oliva extra virgem para temperar a salada!

Se estiver acima do peso, procurar um profissional Nutricionista para ajudar a eliminar gordura acumulada, assim como alinhar as melhores estratégias se os seus exames já estiverem alterados!

Topo