Segurança

Polícia Militar: furtos e roubos diminuem. Prisões por tráfico de drogas aumentam em 2018

Polícia Militar: furtos e roubos diminuem. Prisões por tráfico de drogas aumentam em 2018
Por Gabriela Recco

O trabalho ostensivo da Polícia Militar de Morro da Fumaça sob o comando do Sargento Emerson Miyamoto vem surtindo efeito desde que ele assumiu no dia 27 de fevereiro de 2018. De lá para cá, as principais ocorrências tiveram uma queda significativa. “Podemos avaliar que nesses primeiros dez meses de comando a frente da PM os resultados foram muito positivos. Os números mostram a efetividade da Polícia Militar na cidade, e atribuímos tudo isso ao empenho e dedicação dos policiais que compõe o nosso efetivo”, coloca Miyamoto.

Nas estatísticas apresentadas pelo comandante da PM nesta segunda-feira (4), chama a atenção a queda no número de furtos veículos. Em 2017 foram registrados 43 casos, e em 2018 apenas 9, sendo que apenas um não foi recuperado, representando uma queda de 79%. “Atribuímos a diminuição pela presença ostensiva da PM através de Comandos de Trânsito, onde salta os olhos os benefícios dessa ação”, pontua o Sargento.

Os roubos também diminuíram de 50 para 31 de um ano para outro. Já o número de prisões por tráfico de drogas aumentou 200% em relação a 2017. “Como vários delitos estão relacionados ao tráfico de drogas, o fechamento de 15 pontos de tráfico refletiu de forma significativa na diminuição de furtos na cidade”, continua. Em 2018, foram realizadas 90 prisões pelas guarnições fumacenses.

Prevenção

Para Miyamoto, a ações de programas da Polícia Militar implantados no município colaboram para a diminuição de atos criminosos. “A implantação de várias Redes de Vizinhos e o Sistema de Monitoramento nos auxiliam inibindo a ação delituosa, o que nos levar a querer fomentar ainda mais a implantação desses programas. Hoje temos 850 pessoas cadastradas no Rede de Vizinhos, um incremento de quase 50% em relação ao ano anterior”.

Em 2019, a intenção da PM é a implantação de novas Redes de Vizinhos, resgatar a efetividade do CONSEG envolvendo os líderes das Redes de Vizinhos, os grupos de Redes Sociais alimentados e administrado pela PM e a Rede Catarina.

“Queremos neste ano de 2019 trazer a comunidade ainda mais para perto da PM, quebrando paradigmas, com o objetivo de diminuir ainda mais os delitos. Com a participação da comunidade teremos números ainda mais positivos. Vamos buscar novas soluções, inovar, para uma Morro da Fumaça melhor”, finaliza.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo