Segurança

Polícia Militar e comunidade juntos por uma melhor segurança

Polícia Militar e comunidade juntos por uma melhor segurança
Por Angela Barbara Pereira

Os problemas relacionados à segurança que até alguns anos eram vistos apenas nas grandes cidades brasileiras, vem aos poucos preocupando também os cidadãos de cidades que até então eram consideradas seguras. Hoje a falta de segurança aflige a todos. É notório a cada dia o aumentando das estatísticas da criminalidade.

Infelizmente não existe uma fórmula correta para solucionar esse problema crônico, no entanto, algumas ações buscando um pouco mais de segurança podem ser realizadas. Prova disso é o programa “Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Santa Catarina” que vem sendo implantado em Morro da Fumaça.

“A intenção do programa “Rede de Vizinhos da PMSC’’ é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio”, destaca o Sargento Emerson Miyamoto, comandante da Polícia Militar no município.

O comando da PMSC institucionalizou a Rede de Vizinhos a fim de que os resultados de prevenção e fortalecimento de vínculos comunitários possam ser alcançados e a resposta dos moradores fumacenses tem sido positiva. “A comunidade aderiu de forma ampla, temos a Rede de Vizinhos em todo o Estado e em Morro da Fumaça já contamos com quase 900 famílias cadastradas”, ressalta o Sargento.

A iniciativa tem dado resultado, pois de acordo com o Sargento existem dados que comprovam a efetividade do programa. “O programa tem ajudado no combate ao crime. Existem dados específicos que demonstram a efetividade nas ruas e localidades em que foi implantado o programa. Os números de furtos e roubos diminuíram”.

Nas reuniões realizadas nas comunidades com interesse de participar da “Rede de Vizinhos”, é realizada a explanação de como funciona o programa. “Nas reuniões explicamos como agir mediante uma situação delituosa, como acionar seus vizinhos, como proceder em caso de acompanhamento ou coisas relacionadas ao fato. As questões são dirimidas em reunião, onde o mais importante é o acionamento da PM através do 190, pois o aplicativo é para conversas de segurança”, finaliza o Sargento.

Como criar Rede de Vizinhos PMSC:

1 – Mobilize seus vizinhos;

2 – Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o comandante da Polícia Militar do seu bairro;

3 – O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos PMSC para a localidade.

A Rede de Vizinhos PMSC foi estruturada em seis pontos fundamentais para o sucesso do programa:

1 – Participação Policial Militar

O policial militar deve ser o gestor de transformação da sua comunidade, participando de forma ativa das atividades da rede.

2 – Reunião de sensibilização

Apresentação da Rede de Vizinhos PMSC, exposição do levantamento de situação da localidade, esclarecimento do objeto, dos objetivos, da metodologia, dos benefícios, das dificuldades, dos riscos e da responsabilidade dos participantes.

3 – Rede de comunicação

Estabelece um canal de comunicação entre os membros da rede, e o controle é realizado pelo policial militar de ligação.

4 – Reunião de implantação

Formalização da Rede de Vizinhos da PMSC.

5 – Método Iara

Consiste em identificar os problemas de ordem pública na circunscrição da rede, analisar as causas, desenvolver um plano de ação com atividades a serem realizadas e avaliar os resultados obtidos.

6 – Governança

Manutenção das reuniões regulares de trabalho, e desenvolvimento de ações integradas que fomentem a coprodução e a corresponsabilidade.

 

Polícia Militar e comunidade juntos por uma melhor segurança

Na noite de ontem (20) foi implantada a Rede de Vizinho no bairro Monte Verde.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo