Segurança

Polícia Civil faz balanço da Delegacia Regional de Criciúma dos últimos quatro anos

Polícia Civil faz balanço da Delegacia Regional de Criciúma dos últimos quatro anos
Taize Pizoni de Souza  / Núcleo de Apoio à Comunicação – NUCOM

A Polícia Civil de Santa Catarina tem como lema a frase “você pode não ver, mas nós estamos presentes”. Os números de produção das unidades da 6ª Delegacia Regional de Criciúma nos últimos quatro anos confirmam que o trabalho de Polícia Judiciária nos 12 municípios da região contribui para garantir a segurança pública do Sul do Estado, ainda que não seja um serviço público que aparece de forma ostensiva. Os dados são revelados como balanço do primeiro período de gestão do Delegado Regional, Vitor Bianco Júnior, à frente do comando administrativo e funcional desde janeiro de 2019.

São 17 delegacias dentro da Região Policial Civil de Criciúma. Todas as unidades juntas registraram 113.485 boletins de ocorrência nestes quatro anos. Foram também 12.109 inquéritos policiais, ou seja, investigações que foram realizadas e remetidas ao Judiciário; bem como 4.774 autos de prisões em flagrante lavrados. Em muitos desses, mais de uma pessoa foi presa, o que eleva em muito o número de conduzidos em situação flagrancial para as delegacias. Também os números de casos de homicídios são destaque positivo na estatística da região. Este é o principal índice usado para medir o nível de segurança pública. Só em Criciúma, de 20 desses crimes em 2019, diminuiu para nove em 2020, seis em 2021 e sete agora em 2022.

Em uma avaliação de sua gestão, o Delegado Regional fala se o seu objetivo inicial foi atingido. “Quando aceitamos o convite para assumir a função logo no início de 2019, a ideia era reorganizar a Delegacia Regional de Criciúma no atendimento e recompor o nosso efetivo da Polícia Civil”, lembra Vitor Bianco Júnior. Ele lamenta não ter sido possível fazer a recomposição de pessoal. Em sua chegada como Delegado Regional, a 6ª DRP contava com 174 policiais civis e termina 2022 com 34 a menos, ou seja, atualmente são apenas 140 para atender toda a demanda que competente.

“Apesar das dificuldades, incluindo os desafios do ano da pandemia, a gestão feita para otimizar o efetivo e aparelhar as delegacias com novas viaturas, armamento e parque tecnológico renovado, resultou em saldo positivo ao serviço público prestado”, considera a autoridade policial. O delegado refere-se ao elevado índice de resolutividade dos homicídios. Todos os poucos casos ocorridos, este ano, em Criciúma, estão resolvidos, com autoria definida pela investigação. “Fechamos o plantão de algumas delegacias, criamos a Central, concentrando o atendimento 24 horas em Criciúma, e, assim, disponibilizamos mais policiais para a investigação.

A renovação da frota de veículos é um dos destaques desta gestão da 6ª Delegacia Regional. Entre 2019 e 2022, foram adquiridas e recebidas da Delegacia Geral, ao todo, 15 viaturas caracterizadas, com destaque para as Ford/Rangers e Hyundai/Creta; além de 13 viaturas descaracterizadas de modelos diversos, utilizadas naqueles serviços em que a população não vêm, mas que resultam na elucidação dos inúmeros crimes. “Tivemos grandes conquistas nestes quatro anos. Muitas investigações de qualidade na nossa região, aquisições de novas viaturas, novos computadores e novo armamento. Isso traz uma condição melhor de trabalho para os nossos policiais”, avalia Vitor Bianco Júnior.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo