Colunistas

Os planos de Noi Coral

Os planos de Noi Coral

Nesta quarta-feira fiz uma visita ao prefeito Noi Coral e ao vice Eduardo Sartor Guollo para entender melhor e de perto os planos do Executivo para o último ano deste mandato. Sim, deste, porque Noi Coral está visivelmente candidato à reeleição. Tem até planos para um eventual novo mandato.

Um deles é a construção de um centro administrativo que abrigue todos os órgãos hoje espalhados em área alugada pelo município. Como empresário bem sucedido que é, já tem na ponta do lápis os cálculos que mostram que o aluguel paga a parcela da construção. Por enquanto e ainda neste mandato pode se consolidar uma nova área para o Parque de Máquinas. Já tem até um terreno em vista.

Puxando a fila

O ritmo de pavimentações, que até agora é intenso, deve ser ainda mais forte neste último ano de mandato. Mais da metade das ruas do município, que eram de chão, passam a ser pavimentadas. Noi Coral tem num caderno sobre a mesa anotados os itens do que deve ser feito ainda neste ano. Uma página só do caderno não basta. Tem que virar a folha. As áreas de lazer são muitas, mas um item chama a atenção: são dez postos de saúde que serão reformados.

Com o Legislativo

Noi Coral admite que a relação com o Legislativo não foi das melhores e não tem muitas esperanças de que isso seja diferente neste ano. Isso é mais ou menos lógico, pois estamos em ano de eleições e ele tem minoria na Câmara. Para se ter ideia, o novo presidente da Câmara e o prefeito ainda nem se falaram neste ano. Confesso que não sei de quem deveria ser a iniciativa em procurar o outro.

Na cooperativa

Eleito em consequência de uma onda de mudança que parece ter se abatido sobre Morro da Fumaça nas últimas eleições, o prefeito Noi Coral não esconde ser simpático à mudança dos rumos também na Cooperativa Cermoful. E essa tendência já foi percebida em alguns recentes movimentos como nas eleições do Conselho Fiscal. Agora em março teremos um novo teste.

Ligando os fios

É fácil perceber que a própria direção atual da cooperativa já percebeu esta tendência de mudança, tanto é que há uma grande transformação administrativa ocorrendo na empresa. A dúvida é se isso vai chegar aos associados a ponto de influenciar na eleição contra a corrente de mudança. Havemos de lembrar que por força do estatuto o atual presidente não poderá concorrer à reeleição e um nome novo vai surgir. Hoje não existem pistas de quem será o candidato da direção atual. É mais fácil enxergar possíveis candidatos no grupo de oposição do que na situação.

Principal especulação

Uma das maiores curiosidades dos bastidores da política de Morro da Fumaça diz respeito a estruturação do PSD. Já existem teses sugerindo que o partido tenha dificuldades na montagem da nominata de candidatos a vereador. Como a partir das próximas eleições não há mais coligações nas proporcionais a alternativa seria outro destino para os possíveis migrantes para o PSD. Uma das alternativas seria o MDB. O principal nome na lista desta migração é o atual presidente da Câmara de Vereadores, Alison Félix Bertan, que ainda está no PL mas é tido como de mudança para o PSD.

Bipolarização

A eleição para o Conselho Fiscal da Cermoful será o termômetro para a disputa municipal de outubro. De um lado o Paço Municipal e de outro o MDB, que historicamente comandou a administração da Cermoful.

Terceira via

Falando em PL, o partido que foi a terceira via em 2016 acabou se desmobilizando pela atitude de alguns membros. Mas é claro para alguns setores de Morro da Fumaça de que o grupo do antigo PR seria hoje o principal adversário do prefeito Noi Coral (PP).

Opção tucana

A deputada federal Geovânia de Sá, presidente estadual do PSDB, veio a Morro da Fumaça recentemente convidar o empresário Caio Pellegrin a se filiar no partido e ser candidato a prefeito. Na eleição de 2016 ele já havia sido convidado pelo PP, partido do qual é filiado, mas preferiu não se candidatar. Por isso o empresário Noi Coral foi candidato.

Emedebistas no Paço

Deputados Carlos Chiodini e Volnei Weber, ambos do MDB, estiveram recentemente em Morro da Fumaça. Além do Hospital São Roque, visitaram o Paço Municipal e anunciaram recursos para o município. Os vereadores Tiago Minatto e Raimundo Marques, o Mundi, e o suplente, Daniel Cesca, acompanharam.

No Rádio

Eu estou todos os dias, de 7h às 10h no Programa João Paulo Messer, na rádio Eldorado AM 570 e FM 89,5, com estas e outras informações.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo