Cultura

Plano Municipal de Cultura de Morro da Fumaça é aprovado pelo Conselho

Plano Municipal de Cultura de Morro da Fumaça é aprovado pelo Conselho
GUSTAVO MILIOLI / PMMF

Este era o último passo que restava para a regularização junto ao Sistema Nacional de Cultura.

O Conselho Municipal de Cultura de Morro da Fumaça aprovou na tarde desta terça-feira, 26, a criação do plano de ação. Este era o último passo que restava para o movimento ser reconhecido junto ao Sistema Nacional de Cultura e estar apto para receber emendas federais e estaduais destinadas à área no município. Agora, o documento segue para ser aprovado na Câmara de Vereadores.

A reunião aconteceu na Casa da Nonna, ponto turístico do centro de Morro da Fumaça. Além dos membros da diretoria do Conselho, participaram o prefeito Noi Coral, o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo e Rosângela Pagnan Maragno, a Danda, diretora do Departamento de Cultura do Governo Municipal.

“Estamos na segunda fase do processo de integração ao Sistema Nacional de Cultura. O plano de ação foi elaborado entre 2021 e 2022 e terá a validade de 10 anos para legalizar a nossa finalidade. Trabalhamos para que esse plano contribua para o fortalecimento da identidade cultural da cidade e proporcione efetivas condições para o exercício da cidadania cultural a todos os fumacenses, criando instâncias de participação de todos os segmentos sociais atuantes no meio cultural”, ressalta Danda.

Dentro do mapa

Em março, o município já havia dado outro passo importante para o fortalecimento da área. Pela primeira vez, Morro da Fumaça entrou no Mapa do Turismo Brasileiro, que reúne as cidades do país com real vocação turística, ou impactados pelo setor de viagens. A presença facilita o recebimento de recursos para obras de infraestrutura e convênios junto ao Governo Federal, através do Ministério do Turismo.

“Estamos muito felizes por chegarmos onde almejamos. Agora, vamos nos preparar para fortalecer o setor e criar boas referências na nossa cidade”, celebra o prefeito Noi Coral.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo