Geral

Plano de Desenvolvimento Econômico é apresentado para Morro da Fumaça

Plano de Desenvolvimento Econômico é apresentado para Morro da Fumaça
Émerson Justo / PMMF

Projeto visa identificar e planejar os principais setores do município para os próximos anos.

Foi apresentado nesta segunda-feira (21) o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem) de Morro da Fumaça. Idealizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto pertencente ao Programa Cidade Empreendedora busca identificar e planejar os principais setores econômicos do município para os próximos anos.  A estratégia foi construída com o envolvimento da sociedade civil, empresários e poder público.

Segundo o vice-prefeito e coordenador do Projeto Desenvolve Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, o plano além de guiar o desenvolvimento econômico do município, vai facilitar a busca de recursos e parcerias para a construção de uma cidade melhor e cada vez mais competitiva. “Através desse trabalho, temos uma visão mais ampla para identificar as prioridades de cada setor econômico do município. A análise vai contribuir para a elaboração de um plano de ação que vai fortalecer a cidade como um todo. Seguiremos nos reunindo para colocar em prática as melhores estratégias elencadas”, relata.

Conforme o coordenador de Desenvolvimento Econômico de Morro da Fumaça, Henrique Raldi de Souza, foram estipulados três eixos estratégicos do município para estudo e diagnóstico: comércio e turismo, confecção e facção e indústria. “Selecionamos esse setores por serem segmentos fundamentais para o progresso de Morro da Fumaça. Em seminários específicos, elencamos fatores facilitadores e restritivos de cada área no município e construímos uma visão de futuro e estratégias para cada setor”, explica.

Para a indústria, a missão é desenvolver o setor industrial aliado com inovação, tecnologia e sustentabilidade. O objetivo na área da confecção e facção é aumentar a competitividade das indústrias do setor, por meio da formação de mão de obra, da inovação tecnológica e da eficiência operacional. Já ao comércio e turismo é tornar o município de Morro da Fumaça referência no modelo agroturismo, criando áreas de lazer e esporte em torno da rota turística, fomentando assim o fortalecimento do comércio já existente e a criação de novos estabelecimentos para o atendimento de excelência ao turista e pessoas locais.

“Com este estudo obtivemos um panorama mais detalhado e estratégico das ações essenciais a serem adotadas para o desenvolvimento de Morro da Fumaça. Importante que não é somente a visão do governo municipal, mas é um plano construído com a participação do empresariado e da sociedade fumacense, intermediado e auxiliado por uma empresa especializada. Projetar o futuro de Morro da Fumaça é uma das nossas missões, e esse projeto vem de encontro ao nosso objetivo. Estamos também sempre pensando na melhoria dos serviços prestados à sociedade”, ressalta o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo