KENIA PACHECO / CERMOFUL
Os associados da Cermoful Energia atribuíram um índice de 95,71% de aprovação à cooperativa na mais recente pesquisa de satisfação, realizada em dezembro de 2025, nos municípios atendidos. O levantamento avaliou atendimento, qualidade da energia, investimentos e a condução da diretoria, a partir da experiência direta de quem utiliza os serviços no dia a dia, refletindo o conjunto de ações e investimentos executados ao longo da atual gestão.
Para o presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, o resultado é um sinal claro da confiança dos associados no trabalho que vem sendo feito. “O índice mostra que os associados estão satisfeitos com as ações do nosso dia a dia. A gente agradece essa confiança, porque ela vem de investimento bem pensado, de atenção no atendimento e de decisões que fazem diferença no serviço que chega às casas todos os dias”, afirmou Recco.
A pesquisa de satisfação avalia diferentes aspectos do funcionamento da cooperativa, incluindo atendimento ao associado, serviços prestados, fornecimento de energia elétrica e gestão administrativa e técnica, conforme informações do gerente administrativo da Cermoful Energia, José Eduardo Lima. “Nós perguntamos sobre tudo o que faz parte do dia a dia da cooperativa. Isso ajuda a entender, de forma bem direta, como o associado percebe o trabalho que é feito”, afirmou o gerente.
GRANDES OBRAS DE INFRAESTRUTURA
A governança cooperativista, baseada em planejamento técnico, decisões colegiadas e controle rigoroso dos investimentos, orienta a execução das principais obras estruturantes da Cermoful nos últimos anos. Conforme o presidente Rudy Recco, esses investimentos contribuíram para a avaliação positiva da gestão. Ele destaca a inauguração da nova subestação própria da Cermoful, localizada no bairro Monte Verde, em Morro da Fumaça. A obra ampliou a capacidade e a segurança do fornecimento de energia elétrica, acompanhando o crescimento da demanda nos municípios atendidos.
Ao lado da subestação, lembra o presidente, está em construção a nova sede administrativa da Cermoful Energia. A obra foi aprovada pelos associados em Assembleia Geral realizada no começo do ano de 2024 e sua execução foi iniciada em julho do mesmo ano. A sede terá mais de 3 mil metros quadrados de área construída, com auditório para 150 pessoas, amplo estacionamento e espaços planejados para atendimento especializado ao associado e ao consumidor.
TECNOLOGIA, EQUIPAMENTOS E QUALIFICAÇÃO
Outro avanço destacado por Recco é a atuação da cooperativa no mercado livre de energia, com a contratação direta de fornecimento. A medida permite maior previsibilidade de custos e melhor gestão energética. A modernização operacional também incluiu investimentos contínuos na rede elétrica, automação do sistema de distribuição e qualificação técnica das equipes.
A renovação da frota integra os investimentos operacionais realizados pela gestão. A Cermoful adquiriu cinco novos veículos, sendo dois automóveis Polo, um Corolla, uma caminhonete Toyota Hilux cabine simples e uma Toyota Hilux equipada com cesto aéreo para manutenção da rede elétrica. Também foram realizadas a reforma de um caminhão truck e a compra de dois guindastes, um para truck e outro para caminhão cargo, ampliando a capacidade de atendimento em campo. A Cermoful também conta com caminhão Linha Viva próprio.
O zelo e cuidado com os motoristas e veículos são prioridades na visão do responsável pelo controle da frota, Douglas Böger. “Nós fazemos revisões a cada 10 mil quilômetros ou após seis meses de uso. Esses cuidados preventivos garantem que todos os veículos estejam sempre em excelentes condições de uso, proporcionando segurança e eficiência para as operações da Cooperativa”, diz Douglas.
Além dos equipamentos, a Cermoful também investe em qualificação técnica dos funcionários. Profissionais de diferentes áreas participaram de cursos técnicos, capacitações operacionais, treinamentos de segurança e formações exigidas pelas normas do setor elétrico, além da participação em feiras e eventos técnicos.
RELACIONAMENTO COM O ASSOCIADO
No relacionamento com os associados, a cooperativa ampliou os canais de atendimento, implantou um novo modelo de fatura com informações mais claras, disponibilizou pagamento via PIX e lançou um novo site institucional. A plataforma reúne acesso à agência virtual, serviços digitais e informações detalhadas, facilitando o atendimento.
Entre as iniciativas de diálogo direto está o projeto Café com o Presidente, que promove encontros presenciais com associados. A atividade inclui apresentação de investimentos, visitas técnicas às instalações e às obras da cooperativa, além de espaço aberto para perguntas e sugestões.
A gestão também mantém ações voltadas à participação dos associados e das comunidades, com projetos sociais e esportivos financiados pelo Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), além de programas como Mulheres Cooperativistas e Jovens Cooperativistas. No calendário anual, a cooperativa realiza eventos esportivos e de lazer, como Corrida do Cooperativismo, CooperVerão, Copa de Bocha, Copa de Futebol Suíço, Passeio Ciclístico, eventos de Natal e sorteio de prêmios.
“Vamos continuar ouvindo os associados, fazendo as pesquisas e mantendo os investimentos em infraestrutura, tecnologia, capacitação das equipes e atendimento. A ideia é continuar trabalhando e acompanhando de perto como o nosso serviço está chegando para quem usa no dia a dia”, afirmou o presidente Rudy Recco.