Saúde

Pesquisa analisa saúde mental dos idosos que contraíram Covid-19 em Morro da Fumaça

Pesquisa analisa saúde mental dos idosos que contraíram Covid-19 em Morro da Fumaça
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Unesc, em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

Um estudo que visa avaliar a saúde mental dos idosos que contraíram e superaram o novo coronavírus (Covid-19), está sendo realizado em Morro da Fumaça. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Sistema de Saúde e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e é realizado pela mestranda, Ariandne de Oliveira Marques.

Ela explica que o estudo envolve a visita domiciliar dos pesquisadores da Unesc, devidamente identificados, para uma entrevista sobre a saúde do idoso e a realização de coleta sanguínea para fazer alguns exames. “A partir desta sexta-feira nós iremos entrar em contato para agendar as visitas. É importante ressaltar que a participação no estudo é voluntária, mas contamos com a participação de todos os idosos, pois esta pesquisa ajudará a entender quais os efeitos da Covid-19 a longo prazo e quais as medidas que poderão ser tomadas para reduzir os efeitos maléficos da infecção por este vírus”, enfatiza Ariandne, que é orientada pela professora Doutora Josiane Budni.

“Este trabalho foi iniciado em janeiro deste ano e está acontecendo neste momento com novas coletas de informações e nesta semana recebemos as pesquisadoras na Secretaria de Saúde para reafirmar a importância do estudo e a continuidade das coletas. Então é importante que as pessoas recebam os pesquisadores que estarão devidamente identificados”, comenta a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo