Geral

Paróquia Santa Catarina de Alexandria será instalada na sexta-feira em Estação Cocal

Paróquia Santa Catarina de Alexandria será instalada na sexta-feira em Estação Cocal
Gabriela Recco

O Distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, vai ganhar oficialmente na próxima sexta-feira (25) a instalação da Paróquia de Santa Catarina de Alexandria. A cerimônia de criação e posse canônica do Pároco, Padre Marcos Rech, será durante a missa presidida pelo Bispo Dom Jacinto Flach, às 19h30min, onde também inicia a festa em Honra a Santa Catarina de Alexandria e Nossa Senhora das Graças.

A nova paróquia será constituída pelas comunidades de Estação Cocal (Matriz) e Mina Fluorita, em Morro da Fumaça, Ribeirão D’Areia, em Pedras Grandes e Águas Mornas, em Urussanga. “Surge a expectativa de proximidade maior da igreja com os fiéis, reforçando e resgatando a fé católica nessas comunidades”, destaca o Coordenador do Conselho de Pastoral da Comunidade, Joelmo Adriano Zanelato.

Zanelato explica que em agosto do ano passado o Bispo Dom Jacinto esteve na comunidade para tratar sobre o planejamento das ações para criação da nova Paróquia. “Desde então, corremos contra o tempo para que tudo ficasse pronto. Durante esse período, investimentos importantes foram feitos para as reformas e construção da Secretaria Paroquial e da Casa Paroquial (Casa do Padre). Com o empenho e colaboração de toda a comunidade conseguimos concluir as obras a tempo. Essa última semana está sendo de organização e ensaios para a tão esperada missa de implantação”, coloca.

Por ter apenas quatro comunidades, o Pároco terá mais tempo para atendimentos e visitações, e todas as comunidades terão missas semanais. “Para comparativo, até hoje Estação Cocal vinha tendo apenas duas missas por mês e as demais comunidades apenas uma”, pontua.

Padre Marcos Rech já foi Pároco em sete paróquias, mas será a primeira vez que assume como o primeiro Pároco de uma comunidade. “Estou muito feliz. Já fizemos várias reuniões com as equipes da igreja, definimos missas e vamos trabalhar muito pelas comunidades”, coloca Padre Marcos.

Em setembro de 2011, Padre Marcos assumiu a Paróquia São Roque de Morro da Fumaça onde permaneceu durante quatro anos. Atualmente ele estava na Paróquia Nossa Senhora da Salete, Bairro Próspera, onde ficou sete anos.

Horário das Missas

Aos sábados:

– às 19h, no Ribeirão da Areia, em Pedras Grandes.

Aos domingos:

– às 8h30min em Estação Cocal, em Morro da Fumaça.

– às 10h na comunidade de Águas Mornas, Urussanga.

– às 19h em Mina Fluorita, Morro da Fumaça.

“E a novidade será as missas da Saúde que vamos realizar todas as quartas-feiras, às 19h30min, em Estação Cocal”, conclui Padre Marcos Rech.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo