Educação

Parceria entre secretarias possibilita criação do projeto de música nas escolas de Morro da Fumaça

Parceria entre secretarias possibilita criação do projeto de música nas escolas de Morro da Fumaça

Iniciativa das secretarias de Saúde e de Educação, através do Caps, atende mais de 30 alunos de duas unidades da Rede Municipal de Ensino.

Uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação está proporcionando que duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça recebam o projeto de música. Uma vez por semana, as escolas Vicente Guollo e Olívio Recco recebem a iniciativa que envolve mais de 30 alunos.

O projeto se tornou possível após a ampliação do número de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e, conta o músico e professor Félix Daniel Luiz, envolve alunos de séries e idades diversificadas com ensaios de canto e técnica vocal. “Todos os alunos das escolas, em parceria, podem participar através de contato com a direção. Os benefícios aos participantes são diversos como desenvolvimento da memória, função cognitiva, disciplina, trabalho em equipe, respeito à diversidade, dicção e postura entre outros”, enfatiza.

Além das duas escolas, quem também recebe o projeto são os jovens que frequentam o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Neste caso, explica Félix, são realizadas dinâmicas de grupo usando temas musicais com o intuito de desenvolver a memória, foco, disciplina, função cognitiva entre outros. “Com a parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação foram criados estes projetos que visam a promoção da saúde através da música”, comenta o músico.

Trabalhos diversificados

O coordenador do Caps, Felipe Pedroso, destaca que o trabalho principal é para pessoas com transtornos severos, mas também foca na promoção da saúde da população em geral. “Enquanto o trabalho principal do Caps é para pessoas com transtornos, a promoção é para a população como um todo e neste sentido temos um músico, que agora faz este projeto nas duas escolas. Esta ampliação dos trabalhos é possível devido ao aumento do número de profissionais”, cita.

No Caps, os projetos desenvolvidos pelo músico envolvem dinâmicas e terapias em grupos e individuais através da música, canto e instrumentos musicais. “Houve nos últimos meses uma importante ampliação no quadro de profissionais do Caps, o que torna ainda mais importante a participação em momentos de qualificação como este”, comenta o secretário do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, Robson Francisconi.

A secretária do Sistema de Educação, Greicy Coral destaca a importância dos projetos desenvolvidos junto aos alunos. “Temos, além das aulas de canto coral, as aulas de instrumentos, que fazem sucesso nas escolas. Tudo isso é muito importante, pois gera interação, concentração e, claro, um novo aprendizado”, diz.

Parceria entre secretarias possibilita criação do projeto de música nas escolas de Morro da Fumaça

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo