Educação

Para um mundo diferente, um profissional de Administração com novas características

Para um mundo diferente, um profissional de Administração com novas características
ASSESSORIA UNESC

Flexibilidade, resiliência e “cabeça de hiperlink” devem fazer parte das características dos profissionais.

A pandemia de Covid-19 acelerou vários processos e forjou mudanças no mercado, nas pessoas e nas carreiras. Este novo mundo que vem sendo desenhado exige reflexão, análise e reinvenção tanto dos profissionais já atuantes quanto daqueles em formação. Isso inclui, por exemplo, a área de Administração. Adaptabilidade, flexibilidade, formação continuada, resiliência e capacidade de formar redes são algumas das caraterísticas que o mercado passa a buscar nos profissionais.

Acompanhando o processo de mudança do mercado e antevendo necessidades, o curso de Administração da Unesc segue se reinventando para trazer aos estudantes conhecimentos que vão fazer a diferença no mercado – que, aliás, está de olho nos alunos com a marca Unesc. A prova disso é que empresas de Santa Catarina e até de outros estados procuram o curso para selecionar estudantes e pedir indicação de egressos para atuar em cargos diversos.

Mas como deve ser o administrador deste futuro que já é realidade? Segundo o coordenador adjunto do curso de Administração da Unesc, Thiago Francisco, os “profissionais com cabeça de hiperlink”, que nem sempre sabem as respostas, mas conhecem os caminhos onde buscá-las, com capacidade de congregar pontos de vista diversos e aptos a compreender, analisar, sintetizar e avaliar uma situação serão neste futuro que já começou, os mais procurados pelo mercado.

Além da “cabeça de hiperlink”, o profissional de Administração deve observar algumas características importantes para atuar neste “novo mundo”? Thiago cita algumas:

Adaptabilidade. “O profissional de Administração vai ter que ser adaptável e apto a atuar em múltiplos contextos. Profissional empreendedor, mas com competências para atuar em assessorias e consultorias, antenado em tendências de formação tecnológica e que entende as principais demandas que o mundo tem para a sua recuperação”.

Flexibilidade. “O administrador tem que ser flexível para atuar com diversos perfis geracionais dentro de um mesmo contexto de trabalho”.

Formação continuada. “Além de entender as principais características da recuperação econômica na nossa sociedade, o administrador deve se preocupar em como a sua formação enquanto gestor deve caminhar e compreender quais competências precisa desenvolver e de que forma essas competências vão fazer sentido na sociedade”.

Effectuation. “Uma das principais competências atuais é o effectuation, ou abordagem efetiva. É um processo dinâmico e criativo no qual o empreendedor utiliza os recursos para desenvolver novas ideias, sem necessariamente ter um plano de negócios para tirar esta ideia do papel”.

Resiliência. “Estamos em um país que nesse tempo de excepcionalidade ajudou pouco os empreendedores e empregados, se compararmos com outros países. Então, o empreendedor vai ter que ser resiliente, assim como o profissional de Administração que atua em uma empresa, para entender os movimentos que as corporações estão fazendo”.

Networking. “É muito importante ao administrador ter a capacidade de formar uma rede e relações entre indivíduos ou grupos”.

Qualidade é a chave do sucesso

O curso de Administração da Unesc entende que a qualidade é o item número um para formar profissionais diferenciados.  Segundo o coordenador do curso, Édson Firmino, ao longo da graduação, os estudantes participarão de iniciativas nas áreas de práticas gerenciais e consultoria empresarial. Poderão contar com professores, em sua maioria, mestres e doutores, atuantes em áreas como inovação, gestão corporativa, gestão do conhecimento, liderança e modelagem de negócio. Além disso, os professores têm forte ligação com o setor produtivo, atuando como assessores ou consultores de empresas, o que abre espaço nas corporações e traz benefícios para o processo de ensino e aprendizagem.

Possibilidade de ingresso no curso

As matrículas para o curso de Administração, com início das atividades no primeiro semestre de 2021, estão abertas. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo