Geral

Palhaço Biriba receberá a Medalha Cruz e Sousa 2023

Palhaço Biriba receberá a Medalha Cruz e Sousa 2023
GABRIELA RECCO / COM INFORMAÇÕES DA CEC

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) entrega nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, na Casa José Boiteux, em Florianópolis, a Medalha Cruz e Sousa 2023. O processo de escolha passou por consulta popular pela internet e, depois, houve validação dos vencedores pelo CEC. Entre os homenageados para receber a comenda está Geraldo Santos Passos, o Palhaço Biriba, de Morro da Fumaça.

“Estou transbordando de felicidade. Para nós da classe artística todo dia é um desafio diferente. Hoje faço uma retrospectiva da minha infância e a felicidade deste reconhecimento pela é enorme. Trabalhamos, porque amamos nosso trabalho, nossa profissão Palhaço. Trabalhamos para divertir e entreter as pessoas”, destaca o artista.

“Quando as pessoas falam que esta é a maior honraria da cultura, eu digo que é a segunda, porque a primeira é o público que nos valia esses anos todos, nos prestigiando por gerações. Agradeço imensamente a Deus, meus antepassados, a minha família, ao público e a todos que nos prestigiam e apoiam”, conclui Biriba.

Quem é?

Geraldo Santos Passos é um dos três filhos de Geraldo e Suzy. Nasceu em 3 de dezembro de 1962 na cidade de Santo Ângelo (RS). Geraldinho, como era carinhosamente chamado pelos amigos e colegas de trabalho, acompanhou seus pais e irmã na vida itinerante e na inauguração do Teatro Biriba, em 1970. Atuou como ator mirim e destacou-se em diversos personagens, interpretando brilhantemente até mesmo personagens femininos.

Quando houve necessidade, foi músico, baterista e cantor. Em 1991, Geraldo Santos Passos assumiu o papel de seu pai como o palhaço da companhia, então batizada de Biribinha. Mais tarde, Geraldo seguiu na formação de seu Circo Teatro e, posteriormente, assumiu o nome artístico de seu pai, Biriba. O ator tem três filhos: Samarina e Samira, de seu primeiro casamento; e Vitório, de seu casamento com sua esposa Leila.

Topo