Saúde

Palestra destaca importância do aleitamento materno

Palestra destaca importância do aleitamento materno
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Iniciativa é em alusão ao Agosto Dourado e acontece às 19h da próxima sexta-feira, dia 30.

“O leite materno é uma forma de, além de dar afeto, vínculo, nutrição, previne doenças na vida adulta. Hoje sabemos que a falta do aleitamento materno se relaciona com doenças crônicas como obesidade, hipertensão, intolerâncias alimentares, indo muito além do que a gente ouve falar”. A afirmação é da fisioterapeuta Francielle Silvano Cardozo, que irá proferir palestra em Morro da Fumaça na próxima sexta-feira, dia 30, com o tema “Incentivo ao Aleitamento Materno”. A iniciativa é do Governo Municipal, através da Secretaria do Sistema de Saúde, em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. “A nossa intenção é levar a conscientização à toda a comunidade, por isso realizamos ações, como esta palestra”, conta o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

Francielle destaca também que, conforme pesquisas, pessoas que consumiram o leite materno por mais tempo têm o quociente de inteligência mais alto. “É realmente um investimento no futuro. É uma substância viva, então é impossível que qualquer forma artificial se iguale a ele. As papilas gustativas e a saliva do bebê transmitem aos seios informações sobre a necessidade dele, então o leite se adapta às necessidades, como pro exemplo, se ele precisa de mais anticorpos contra a gripe, entre outros. Resumindo, a importância do aleitamento materno é inegável”, fala.

Outro ponto que será tratado pela fisioterapeuta na palestra da próxima sexta-feira, é a dificuldade que a mulher moderna tem em amamentar. “Hoje, as mulheres têm toda uma sua rotina de trabalho, aí entra a nossa conversa. A importância de que todos que estão ao lado da mulher a incentivem, que seja desde o salão de beleza que possa se adequar para receber esta mulher que está amamentando, ou todos os programas sociais que se adaptem. Além disso, é preciso acabar com os olhares críticos para com as mulheres que amamentam em público. Estamos acostumados a ver mulheres semi nuas no Carnaval, então  precisamos acabar com a discriminação contra mulher que amamenta em público. Acabar com esta hipocrisia”, conclui.

Serviço:

O que: Palestra Incentivo ao Aleitamento Materno, com a fisioterapeuta Francielle Silvano Cardozo

Data: 30 de agosto

Hora: 19h

Onde: Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo