Geral

Ovinocultores de Morro da Fumaça se reúnem para debater sustentabilidade

Ovinocultores de Morro da Fumaça se reúnem para debater sustentabilidade

A Prefeitura de Morro da Fumaça, através da Secretaria de Infraestrutura, atendeu a uma solicitação dos ovinocultores do município e promove hoje (6) e amanhã (7), no bairro Linha Torrens, um encontro com produtores de ovelhas para fomentar e profissionalizar o setor. O curso está sendo ministrado por Adriana Thiessen, veterinária, instrutora do Serviço Nacional de AprendizagemRural RS/ SC (Senar) em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri).

A extencionista da EPAGRI municipal Vanessa Ferreira do Nascimento relata que em Morro da Fumaça oito agricultores trabalham com o abatimento e corte de ovelhas e o objetivo é tratar com profissionalismo o serviço, desde a criação até o corte final, passando pela produção e manejo para se obter carne de qualidade. Responsável pela Secretaria da Infraestrutura, Edmar Beckman, relata que o curso agrega valor e sustentabilidade ao homem do campo, especialmente à pecuária de corte.

O gerente Regional da Epagri, Fernando Damian Preve Filho, ressalta a importância da parceria junto aos ovinocultores. “Sabemos das nossas demandas e buscamos no SENAR a especialidade que eles possuem e através desta parceria conseguimos capacitar os produtores, reforçar a cooperativa, criar canais de comercialização e mecanismos para tirar os produtores da informalidade e assim, eles possam exportar para outras cidades. Isto eleva a qualidade do produto, otimiza os custos e traz retorno para eles e para o município”, finaliza.

No primeiro dia de curso está sendo debatida a produção e manejo e no segundo dia será tratado com os produtores o preparo das carnes. Aos participantes será entrega um certificado de conclusão.

Assessoria PMMF
Topo