Saúde

Outubro Rosa na Unesc

Outubro Rosa na Unesc
ASSESSORIA UNESC / FOTO: MILENA NANDI

Mês dedicado à prevenção do câncer de mama e ginecológico terá ações especiais no campus.

O mês dedicado à saúde da mulher iniciou na Universidade com ações para a conscientização sobre a importância do autocuidado e da prevenção ao câncer de mama e ao ginecológico. Nesta quinta-feira (1º/10), as colaboradoras da Unesc receberam máscaras rosas e orientações para o agendamento na Clínica Escola de Enfermagem do exame preventivo, para a solicitação de mamografia e exame das mamas.

Segundo a gerente do campus, Mira Dagostin, o objetivo é o de conscientizar as colaboradoras da Universidade sobre a importância de as mulheres estarem atentas a sua saúde. “Neste ano, como estamos em um momento de pandemia, as ações que fazíamos na comunidade não puderam acontecer. Mas como sabemos da importância da conscientização para a prevenção, não deixamos de realizar as ações com o nosso público interno”, afirma.

A coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem, Paula Zugno, comenta que a clínica tem parcerias que permitem a realização de serviços como exames preventivos, solicitação de mamografia e exame clínico das mamas, sala de vacinas e testes rápidos ao longo do ano, mas que em outubro, as atividades são intensificadas, especialmente a coleta de preventivo. “Devido a pandemia tivemos que direcionar os atendimentos às colaboradoras da Unesc e estendemos os horários e turnos. Será possível fazer exames  preventivos pela manhã, tarde e noite”, conta Paula. Para agendar basta ligar para o telefone (48) 3431-4538 ou mandar mensagem pelo Whatsapp (48) 99644-1887.

Ainda durante este mês, a Clínica Escola de Enfermagem da Unesc realizará lives com a temática do Outubro Rosa.

Saiba mais

O Outubro Rosa é um movimento com a intenção de alertar sobre a saúde da mulher, abordando temas referentes à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Câncer de mama

A coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem, explica que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam e formam o tumor. “Existem vários tipos de câncer de mama, por isso a doença pode evoluir de diferentes formas, alguns com desenvolvimento rápido e outros, lento”, afirma.

Segundo Paula, prática de atividade física, alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, evitar consumir bebidas alcóolicas e amamentar são algumas formas de prevenção. Já os fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença são: idade acima dos 50 anos (cerca de quatro em cinco casos ocorrem com mulheres com mais de 50 anos), obesidade, sedentarismo, primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter tido filhos, história familiar de câncer de ovário, casos de câncer na família principalmente antes dos 50 anos.

Câncer de colo de útero

A doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos de HPV (papilomavírus humano). Segundo a coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem, a infecção genital por esse vírus é frequente e não causa doença na maioria das vezes, porém em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. “Essas alterações são descobertas no exame preventivo (papanicolau) por isso a importância da realização deste exame”, afirma.

A prevenção da doença está relacionada com a diminuição do contágio pelo HPV. O início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros e tabagismo são alguns fatores que aumentam o risco. A vacinação contra o HPV e a realização do preventivo se complementam como ações de prevenção deste tipo de câncer.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo