Saúde

Outubro Rosa: Morro da Fumaça promove palestra sobre prevenção às doenças de mama

Outubro Rosa: Morro da Fumaça promove palestra sobre prevenção às doenças de mama
Gustavo Milioli / PMMF

Evento acontece nesta segunda-feira, no Centro de Múltiplo Uso.

Como as mulheres podem prevenir as doenças de mama? Esse é o tema da palestra a ser ministrada pelo médico mastologista Adriano Cartaxo, nesta segunda-feira, 24, em Morro da Fumaça. O evento acontecerá no Centro de Múltiplo Uso, no bairro Esperança, a partir das 16h.

Cartaxo é especialista em Mastologia Clínica e Cirúrgica e em Doenças de Mama. O convite partiu do Governo Municipal, por meio da Secretaria do Sistema de Saúde.

“Outubro é o mês em que esse assunto está mais em evidência. A preocupação com a nossa saúde deve ser diária, por isso esperamos a participação do público”, destaca a secretária Marijane Felippe.

Durante todo o Outubro Rosa, diversas ações estão sendo realizadas pela Secretaria do Sistema de Saúde. Além das Unidades de Saúde estarem atendendo com horários estendidos, ofertando consultas médicas e odontológicas, coletas de preventivos, solicitações de mamografias e muito mais, vale ressaltar que foram intensificadas as autorizações para mamografias e citopatológicos, para que todas possam realizar ainda neste mês os exames preventivos.

“Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática. Essa é a importância do autocuidado. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, se estima que sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com 61,61 casos a cada 100 mil mulheres”, destaca Francine da Soller, coordenadora adjunta da Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça.

Outubro Rosa: Morro da Fumaça promove palestra sobre prevenção às doenças de mama

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo