Cultura

Olaria das Artes encerra Curso de Cerâmica Artística com exposição de obras

Olaria das Artes encerra Curso de Cerâmica Artística com exposição de obras
Gabriela Recco

A Associação de Artesãos Olaria das Artes, de Morro da Fumaça, encerrou na última quinta-feira (16) o Curso de Cerâmica Artística com uma exposição das obras criadas pelos alunos. O evento aconteceu na sede da escola, na Avenida Celeste Recco. Durante o ano as aulas foram divididas em duas turmas com seis alunos cada para respeitar as normas exigidas pela Vigilância Sanitária devido a Covid-19.

Para o artesão e professor, Joselito Henfrain, o ano foi desafiador. “Conseguimos proporcionar aulas formidáveis, mesmo tendo as restrições sanitárias. Encerramos o ano felizes em ver nossos alunos realizados com suas peças criadas”, enfatiza. Além do artesão, outra professora foi contratada para auxiliar nas aulas em 2021. “A Iolanda Oliveira é uma amiga da Olaria das Artes, nossa ex-aluna e uma excelente artesã. Nos ajudou muito”, conta.

Recursos

A escola Olaria das Artes é uma escola de cerâmica artística que tem como objetivo ensinar peças utilitárias e decorativas em argila. Tem projeto contemplado pelo Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social da Cermoful Energia (Fates) e foi contemplada neste ano com a Lei Federal Aldir Blanc, que visa prestar apoio ao setor cultural em decorrência da pandemia de Covid-19.
“Com estes recursos conseguimos pagar energia, professores, e demais despesas com a escola. O proprietário do local não nos cobrou o aluguel, mas tivemos que pagar IPTU e o seguro. Tudo é um conjunto de forças para manter a escola ainda aberta”, explica Henfrain.

Terapia

A escola Olaria das Artes proporciona além de aprendizados com a argila, um momento de descontração e de criatividade. Nas aulas os alunos aprendem sobre a preparação da matéria-prima, elaboração, queima e esmaltação.
“Tenho vários exemplos de pessoas que chegaram aqui com muitos problemas de saúde, inclusive, de depressão. Recentemente, teve uma pessoa que passou por aqui, com problemas de depressão e familiar. Frequentou as aulas durante um ano, aprendeu a fazer as peças e se recuperou da doença. A cerâmica artística transformou a vida dela. Hoje ela tem um ateliê de cerâmica, produz peças de qualidade e vende. Isso me deixa muito feliz”, comemora.

“Isso aqui é minha vida”

O artesão que há anos trabalha com a Olaria das Artes torce para que este projeto continue no próximo ano. “Isso aqui é minha vida. Acredito que um dia todos vão acreditar que através da cerâmica artística produzida aqui, onde temos em abundância a principal matéria-prima, a argila, se torne referência em cultura para o mundo. Para 2022, se tivermos nosso projeto aprovado novamente, tenho certeza de que teremos muito mais alunos, já que tem várias pessoas interessadas pelas aulas”, pontua Henfrain.

Reconhecimento dos alunos

“Mestre e Iolanda, vocês nos proporcionaram momentos incríveis, ensinamentos que ficarão em nossas memórias. Amizades incríveis para longo da vida. A Olaria das Artes além de ser uma escola maravilhosa é, também, nossa terapia semanal. Só tenho que agradecer esses momentos inesquecíveis que irão ficar na minha, na nossa história de vida. Muito obrigado mestres pela paciência e ensinamentos”, descreveu a aluna Marigenia Pagnan.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo