Educação

Oficinas temáticas marcam a Colônia de Férias de Morro da Fumaça

Oficinas temáticas marcam a Colônia de Férias de Morro da Fumaça
Texto: Émerson Justo / Fotos: Thiago Silva

Mais de 250 crianças participam das atividades lúdicas planejadas para o período do recesso escolar.

Aprendizado e muita diversão, assim está sendo o verão dos participantes da Colônia de Férias de Morro da Fumaça. Organizado pela Secretaria Municipal do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, as atividades foram planejadas para garantir a alegria das crianças, sem deixar de lado a parte pedagógica, durante o período do recesso escolar.

Segundo a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron, o cronograma da Colônia de Férias foi sistematizado por meio de oficinas temáticas. “Cada semana é um tema diferente. As atividades de cada período são desenvolvidas com base nesse assunto estipulado, sempre pensando em levar novos conhecimentos aos alunos, mas também promovendo o prazer e a diversão que o período das férias devem proporcionar. Não dá para continuar na mesma intensidade de ensino das aulas, se não as crianças já começam o ano sobrecarregadas, mas através dos jogos e brincadeiras que foram planejados elas continuam aprendendo”, explica.

Foram estipulados seis temas para as oficinas: Natal, cores, circo, explosão de água, reciclagem e faz de conta. Cada assunto é trabalhado de diferentes formas e com variadas atividades. “O cronograma foi apresentado aos pais e responsáveis, que tiveram a opção de escolher em quais semanas os filhos irão participar. Ao todo, tivemos mais de 250 alunos inscritos”, conta a secretária.

“A organização da Colônia de Férias por semana permite que as atividades sejam melhor planejadas, de acordo com a quantidade de alunos que irão nesses dias, além de controlar melhor os gastos com alimentação, evitando o desperdício da sobra. A criança não precisa ir em todo o período, somente quando é necessário”, destaca o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.

A Colônia de Férias de Morro da Fumaça é desenvolvida em três creches do Município, em período integral, das 6h30 às 17h30, para alunos da educação infantil, que vai do berçário à pré-escola. As atividades iniciaram no dia 15 de dezembro e vão até o dia 3 de fevereiro. As aulas retornam no dia 13 do mesmo mês. “Essa semana sem alunos será para preparar os locais para o início do ano letivo. Os servidores também passarão por capacitações”, relata Greicy.

O prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, junto com o vice-prefeito e a secretária, visitaram nesta quinta-feira (12) os Centros de Educação Infantil (CEIs) Vanolda Gregório Espíndola Pagnan, Estação Criança e Luiz Casagrande para acompanharem as atividades. “A Colônia de Férias permite com que os pais possam trabalhar nesse período de recesso escolar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e se divertindo. Porém, sempre destacamos para inscrever os filhos somente se realmente precisarem, pois é importante que as crianças tenham o convívio familiar”, comenta Coral.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo