Gabriela Recco
O Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Morro da Fumaça, vinculado à Associação Empresarial de Morro da Fumaça (Acimf), promoveu mais um encontro na noite desta segunda-feira (14), reunindo as nucleadas para mais uma edição da Cápsula de Conhecimento. Desta vez, o tema foi “Comunicação de Sucesso. Como conquistar a minha?”, ministrado por Karla Ribeiro, jornalista multilíngue, internacionalista, professora e doutora em Tradução. O encontro aconteceu na sede do Samae, no centro.
Com uma trajetória sólida que inclui atuação em rádio, jornal, edição de livros, cerimoniais e mais de duas décadas de experiência em comunicação e marketing político, Karla compartilhou histórias marcantes e estratégias práticas sobre como a comunicação pode ser uma aliada no crescimento pessoal e profissional.
Durante a palestra, Karla destacou a importância da consciência no ato de comunicar. “Comunicação é intenção. O corpo fala. Precisamos estar atentos ao que dizemos, mas também como dizemos. A voz, o gesto, o olhar, tudo comunica. Quando aprendemos a usar isso a nosso favor, ganhamos confiança e presença”, pontuou a palestrante.
Segundo a coordenadora do Núcleo, Tamires Bressan, abordar a comunicação era uma das principais demandas das empreendedoras do grupo. “Percebemos a necessidade de desenvolver a comunicação, especialmente para que as nucleadas se sintam mais preparadas para falar sobre seus produtos, serviços e se posicionarem com confiança. Foi um tema muito importante para o momento em que estamos”, ressaltou.
As Cápsulas de Conhecimento são momentos criados pelo Núcleo com o objetivo de proporcionar aprendizados, troca de experiências e crescimento coletivo. A cada encontro, uma nova temática é abordada para fortalecer habilidades e desenvolver competências entre as empreendedoras.
Em agosto, o Núcleo comemora um ano e a programação contará com uma solenidade especial e uma palestra com foco em Planejamento, voltada exclusivamente para as integrantes do grupo.
“Estou muito animada com o retorno que estamos recebendo. As nucleadas estão comprometidas, participativas e engajadas. Vejo que estamos em uma fase de expansão, não apenas em número, mas também em desenvolvimento. Hoje, somos 44 mulheres no Núcleo, crescendo juntas”, finalizou Tamires.
