Política

Novo site da Câmara de Morro da Fumaça é sinônimo de transparência e acessibilidade

Novo site da Câmara de Morro da Fumaça é sinônimo de transparência e acessibilidade
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

O site é faz parte da informatização do processo Legislativo que está sendo implantada no Legislativo fumacense em 2021.

O novo site da Câmara de vereadores de Morro da Fumaça visa dar mais transparência aos atos do Poder Legislativo. A atualização do site faz parte da informatização do Processo Legislativo que está sendo implantado pela mesa diretora em consonância com os vereadores da atual legislatura, através do presidente do Legislativo, Luciano Formentin Pereira (PSL).

Mais dinâmico e atualizado, o novo site da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça pode ser acessado nas diferentes plataformas disponíveis no mercado. “Os tempos mudaram e nós precisamos nos adaptar, o antigo site não estava apto para ser acessado por outros dispositivos. Além disso, o Processo Legislativo está sendo feito dentro da plataforma digital. Queremos reduzir a zero o consumo de papel que já não está mais sendo utilizado durante as Sessões Ordinárias, como era utilizado antes. É um investimento que terá retorno em curto espaço de tempo, muito necessário em tempos em que estamos todos conectados”, afirmou o Formentin.

O processo de informatização da Câmara de Vereadores está ligado à transparência e agilidade do Processo Legislativo, combinada com informação e visibilidade aos trabalhos dos vereadores. O primeiro passo foi a compra de computadores para os vereadores, onde eles acompanham toda pauta da Sessão Ordinário de forma digital. A previsão é que seja economizada em uma legislatura até R$ 100 mil em papel e tonner para impressora. O site foi construído para seguir o que manda a legislação atual, facilitando o trabalho dos servidores e acesso ao cidadão, que poderá acompanhar todo o processo na íntegra.

Um novo visual para a transmissão ao vivo

A transmissão das Sessões Ordinárias já acontece há um bom tempo e está sendo melhorada ainda mais. O Legislativo fumacense contava com bons equipamentos para filmagens, porém, as instalações e outros equipamentos necessários estavam apresentando problemas nas últimas semanas. “Era algo que não estava planejado, mas como estamos no processo de informatização e as afiações e mesa de som começaram a apresentar problemas, inclusive ocasionando interrupções involuntárias durante a sessão, achamos necessário realizar esse trabalho para aperfeiçoar as transmissões. A câmara já conta com equipamentos de filmagem de boa qualidade, mas utilizando um sistema analógico na captação dos sons e das imagens, o que está prejudicando o resultado, explicou o Presidente do Legislativo.

No novo modelo a transmissão das Sessões Ordinárias vai acontecer através do Youtube como já ocorre a um bom tempo e está sendo estendida para ser transmitida através do Facebook e Instagram da Câmara de Morro da Fumaça. Essas redes sociais do Legislativo podem ser acessadas através do @camarademorrodafumaca.

“Estamos ainda testando e melhorando a transmissão, mas para quem tá acompanhando já vai notar diferença na qualidade do áudio durante o ao vivo e também alguns detalhes visuais como a identificação dos vereadores durante os debates em Sessão Ordinária e uso da Palavra Livre”, afirma o formentin.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo