Educação

Novo Ensino Médio é debatido em Morro da Fumaça

Novo Ensino Médio é debatido em Morro da Fumaça
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Alunos e gestores da Rede Municipal de Ensino participam de encontro na Escola Princesa Isabel.

Alunos e gestores da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça participam nesta sexta-feira, 5, de encontro que trata do novo Ensino Médio. Os estudantes dos nonos anos do Ensino Fundamental das escolas municipais compareceram à EEB Princesa Isabel para entender o funcionamento do novo modelo de Ensino Médio, que iniciará de forma gradativa a partir da 1ª série em 2022.

O Novo Ensino Médio irá priorizar a aprendizagem por áreas de conhecimento, a formação técnica e profissionalizante e a flexibilização do currículo com aprofundamento nos estudos. “O novo Ensino Médio traz um formato de aprendizagem focado na formação dos cidadãos e no desenvolvimento de diversas competências e habilidades já elencadas pela Base Nacional Comum Curricular, possibilitando aos alunos a escolha de itinerários formativos de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira. No entanto, é um período de adaptação e de superação de desafios”, explica a secretária do Sistema de Educação, Greicy Salvador Zaccaron.

Para a implementação desse novo modelo, haverá o aumento da carga horária nos três anos do Ensino Médio. Antes, o estudante cumpria o mínimo de 800 horas em cada ano. Com a alteração, haverá um acréscimo de 200 horas por ano, totalizando três mil horas.

No total, nesse percurso, serão 1,8 mil horas de formação geral básica e 1,2 mil horas de formação específica, via itinerários formativos, ainda com destaque ao estudo de uma segunda língua estrangeira.

Matriz adotada

A novidade é que a matriz adotada pela EEB Princesa Isabel em 2022 oportunizará aos estudantes a opção pelo turno matutino ou vespertino, sendo que um dos dias da semana estudará em tempo integral para cumprimento do itinerário formativo. Já o estudante que optar pelo período noturno terá de frequentar o Ensino Médio por quatro anos, a fim de cumprir toda a carga horária obrigatória para essa etapa de Ensino. Com essas alterações, o transporte escolar também terá de sofrer adequações a fim de cumprir o horário de aulas estabelecido pela unidade escolar.

“Nesse encontro com os estudantes, os gestores da EEB Princesa Isabel realizaram uma pesquisa estudantil para levantamento de dados necessários ao planejamento dessa nova proposta, além de concederem orientações referentes ao período de pré-matrícula e entrega de documentos, sendo que parte desse processo poderá ser realizado de forma online”, finaliza Greicy.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo