Educação

Nova Escola Biázio Maragno é inaugurada em Morro da Fumaça

Nova Escola Biázio Maragno é inaugurada em Morro da Fumaça
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Unidade educacional do distrito de Estação Cocal já está em funcionamento e atende mais de 300 alunos.

Em 2017, ao assumir em seu primeiro mandato, o prefeito e o vice de Morro da Fumaça, Noi Coral e Eduardo Sartor Guollo, perceberam diversas carências no município. Uma delas, era a estrutura das escolas, sendo que a pior situação se encontrava na Escola Biázio Maragno, do distrito de Estação Cocal.

Impossível de reformar, pelo estado precário em que se encontrava, iniciava ali o planejamento para a construção de uma estrutura totalmente nova, surgindo assim uma escola modelo.

Já utilizada pelos alunos há algum tempo, ela foi inaugurada nesta semana, durante ato cívico realizado em Estação Cocal. “A Escola Municipal Biázio Maragno se tornou modelo para todo o Sul do estado. Mais que isso, esta unidade oportunizou a abertura de vagas de creche em Mina Fluorita, já que os alunos da escola Luiz Casagrande passaram na Biázio Maragno. A obra também permitiu que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também ganhasse mais espaço, porque os alunos da escola Inácio Mrotskoski de Vila Rica também estudam na nova escola hoje”, salientou o prefeito Noi Coral, que ainda agradeceu pessoas que contribuíram com o feito. “Agradecimento à arquiteta Sandra Coral que doou o projeto arquitetônico e Construtora Coral/Vilpert que doou os projetos complementares”, disse.

São 10 salas de aula, biblioteca, sala de informática, laboratório de ciências, sala multiuso, quadra poliesportiva, entre outros, chegando a um investimento de R$ 1,6 milhão, com recursos próprios, beneficiando 300 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. “Em 2017, quando tivemos a primeira reunião na escola, vimos que era inadmissível que funcionasse naquelas condições, com telhado caindo, sem condições nenhuma para atender os alunos, por isso era um pedido de toda a comunidade. As crianças precisam estar seguras. Os pais precisam se sentir seguros e esta nova escola fornece tudo isso. A nova Escola Biázio Maragno é mais um exemplo da nossa preocupação com os fumacenses e com a educação de nossos jovens. Inclusive, o investimento em educação não para por aí. Seguimos melhorando a educação e muitas novas ações virão pela frente”, comentou o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

A secretária do Sistema de Educação, Greicy Salvador Zaccaron lembrou que a obra só foi possível pela iniciativa do Governo Municipal, por meio do prefeito Noi e do vice Eduardo. “Eles prontamente autorizaram a Ordem de Serviço. Junto a este apoio, agradeço aos doadores dos projetos pela inovação arquitetônica”, citou.

Nova Escola Biázio Maragno é inaugurada em Morro da Fumaça

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo