Geral

Nova captação de água do Samae já está em funcionamento

Nova captação de água do Samae já está em funcionamento
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Com a estiagem que afeta a região, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), de Morro da Fumaça acelerou ainda mais as obras para captar água em um novo local, garantindo manter o abastecimento na cidade. A água está sendo coletada em lagoas antigas que foram utilizadas para extração de areia.

A equipe do Samae trabalhou desde às 12h de sexta-feira até à meia noite para deixar a obra pronta. “Foram realizadas escavações, instalação de tubulação e todos os trabalhos necessários. Com a indisponibilidade de energia no local, o Samae usa um gerador alugado que já está em funcionamento no local”, comenta o diretor do Samae, Rogério Sorato.

Sorato diz que além de análises físico químicas, devido à urgência, a captação foi montada de forma provisória, mas em breve será feita a definitiva. “O Samae licitou em dezembro mais de seis quilômetros de tubulação que chegam na cidade nesta semana para fazermos mais ampliações de redes”, explica.

O prefeito, Noi Coral acompanhou Sorato em visita à nova captação. “O Samae, junto à Defesa Civil, à Secretaria de Infraestrutura e outros órgãos, está trabalhando incansavelmente com a meta de não deixar faltar água aos fumacenses. Também pedimos a compreensão de todos para utilização da água de forma consciente, pois estamos passando um período difícil de estiagem”, salienta o prefeito.

Devido à falta de chuva, o Rio Vargedo, onde está a principal captação do Samae diminuiu a vazão de 140 metros cúbicos por hora para 30 metros cúbicos por hora. “É um grande déficit que o Samae e os outros departamentos buscam suprir para que assim não falte água para ninguém. Este trabalho constante evita a necessidade de racionamento. Com cada um dando a sua contribuição, utilizando a água com economia, vamos tentar não fazer racionamento”, enfatiza o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo