Geral

Noi Coral participa de reunião de prefeitos sobre o Censo 2022

Noi Coral participa de reunião de prefeitos sobre o Censo 2022
ANTONIO ROZENG / AMREC

Preocupados com os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Censo 2022, os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estiveram reunidos hoje pela manhã (09/01) na prefeitura de Criciúma. Os prefeitos questionam os números baseados no cadastro da população atendida nos postos de saúde e a média do número de eleitores nos municípios, alegando que são maiores do que os divulgados. O prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, participou do encontro.

Retificação dos números

Os servidores do IBGE participaram da reunião dando detalhes da metodologia e explicando que até o dia 31 de janeiro, recenseadores ainda trabalham nos municípios e a partir do próximo mês serão apenas funcionários do IBGE. Em Morro da Fumaça, a prévia do Censo 2022 aponta que o município teria 18.687 moradores.

“Estamos fazendo um apelo a população que colabore no atendimento aos recenseadores. Há uma dificuldade em encontrar as pessoas em casa. É isso é preocupante”, afirmou o presidente da AMREC e prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves.

O prefeito ainda pediu à população que caso não tenha sido visitada pelos recenseadores do Censo, que liguem no Disque Censo 137, disponível das 8h às 21h30, todos os dias. A coleta de dados para o Censo 2022 iniciou ainda em agosto, e a previsão de encerramento é par ao mês de fevereiro de 2023.

Preocupação

Uma das preocupações dos prefeitos é com a receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é calculado com base nos dados populacionais. No dia 28 de dezembro de 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou a Decisão Normativa 201/2022 (Exerc. 2023) que estipula os coeficientes do FPM para o exercício 2023.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo