Segurança

Nenhum homicídio registrado em Morro da Fumaça em 2017

Nenhum homicídio registrado em Morro da Fumaça em 2017

Números divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), mostram que em Santa Catarina 148 municípios, incluindo Morro da Fumaça, o índice de homicídios foi zero em 2017.  Em outras 147 cidades houve registro de assassinatos, sendo que em 59 delas ocorreu um homicídio, um percentual de 50,6%.

O último homicídio registrado na cidade fumacense aconteceu no dia 20 de abril de 2016. Melício da Rocha, de 40 anos, foi morto ao ser surpreendido por ocupantes de um carro que o chamaram e atiraram na sequência. O crime aconteceu no Bairro Naspolini.

 Números da segurança

De acordo com o relatório organizado pela Diretoria de Inteligência e Informação (DINI), através da Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC) da SSP, ocorreram em 2017, em números absolutos, 981 homicídios dolosos contra 894 em 2016, um incremento de 9.7% em relação ao ano passado. Os números são relativos ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

A taxa 100 de homicídios fechou 2017 com 14 mortes por grupo de 100 mil habitantes, e embora configure nível de problema não pode ser considerada alarmante. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) até 10 configura normalidade, entre 10 e 20, problema e acima de 20, endêmico. A estatísticas também registram que 70,1% das vítimas possuíam antecedentes policiais e 73,9% dos autores tinham passagem policial.

De acordo com o Secretário César Augusto Grubba, “é inegável que a criminalidade está cada vez mais audaciosa e isso é inquietante. Temos enfrentado a criminalidade com políticas públicas, em conjunto com a sociedade”. O secretário destacou que de 2011 até hoje foram nomeados 9.344 servidores para a Segurança Pública.

No que se refere as ações da Polícia Judiciária têm sido intensificada a produção de conhecimentos na área da inteligência a fim de bem subsidiar inquéritos policiais e demais investigações em curso com foco no crime organizado e suas derivações.

Especificamente sobre o combate às facções criminosas a Segurança Pública tem atuado com força e determinação. Em abril de 2016, por exemplo, foram cumpridos 115 mandados de prisão na maior operação contra uma facção criminosa de São Paulo que atua em Santa Catarina. As facções também agem a partir do sistema prisional, por isso é fundamental o trabalho de compartilhamento de informações com a Secretaria de Justiça e Cidadania.

Redação MFN / Secom SSP-SC

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo