Geral

Nenhum grão de arroz é desperdiçado na cadeia produtiva da Fumacense Alimentos

Nenhum grão de arroz é desperdiçado na cadeia produtiva da Fumacense Alimentos
CATARINA BORTOLOTTO / FOTO: FRANCINE FERREIRA

Práticas desenvolvidas pela indústria fazem com que toda a matéria-prima se torne algum tipo de produto final.

Atitudes sustentáveis e de baixo impacto para o meio ambiente vem sendo fortemente implantadas em empresas ao redor de todo o mundo. Com essa premissa, nenhum grão de arroz é desperdiçado na cadeia produtiva da Fumacense Alimentos, que atua de forma expressiva no ramo cerealista brasileiro. Para alcançar esse objetivo, a indústria adotou inúmeras práticas para que toda a sua matéria-prima se torne algum tipo de produto final.

Nas versões branco, parboilizado e integral, o arroz passa por uma rígida seleção mecânica e eletrônica até ser empacotado e chegar aos supermercados, em sua maioria pela mais antiga marca da Fumacense Alimentos: a Kiarroz.

Contudo, aqueles que não se encaixam nos critérios estabelecidos são destinados para outras áreas dentro da própria indústria e, em alguns casos, para terceiros. “A cor, a espessura e o tamanho são os principais aspectos analisados neste momento, separando os grãos quebrados, mais brancos e mais escuros dos demais”, explica o gerente da unidade de Alegrete da Fumacense Alimentos, Vagner Coletti da Silveira.

No caso do arroz branco, ele passa por uma nova limpeza e classificação. Grãos menores que 4.66 milímetros, considerados pequenos demais para ir à panela, são encaminhados à fabricação de bebidas vegetais, farinhas e misturas à base de arroz da RisoVita – marca de saudabilidade da indústria cerealista.

Já os que apresentam alguma mancha são destinados para o empacotamento do arroz Boby – produto da empresa designado à alimentação animal.

“Diferentemente dos grãos do arroz branco que vão para a RisoVita, os grãos parboilizados e integrais separados no momento da seleção, posteriormente, são diretamente reservados para o Boby. Em alguns casos, também são vendidos à terceiros para utilização na produção de alpiste para as aves, junto com o farelo, resultado do processo de brunimento e polimento do arroz”, completa Silveira.

Ciclo de produção fechado

Além de não desperdiçar nenhum grão durante a cadeira produtiva, os resíduos gerados são reciclados e reaproveitados. Dessa forma, evitando o descarte direto no meio ambiente. As cascas, por exemplo, têm papel fundamental para a usina termelétrica própria da indústria, utilizada para geração de energia elétrica, e a cinza gerada a partir da queima é destinada às indústrias siderúrgicas, cimenteiras e ceramistas.

Sobre a Fumacense Alimentos

Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul catarinense. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.

Juntamente com a JS Empreendimentos, Criciúma Shopping e Mark At Place, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Topo