Saúde

“Não acabou a Covid-19, mas estamos com diminuição de casos”, explica médico

“Não acabou a Covid-19, mas estamos com diminuição de casos”, explica médico
GABRIELA RECCO

Seis meses depois do início da pandemia do Coronavírus/Covid-19 os casos estão diminuindo. Aqui em Morro da Fumaça foram registrados apenas 26 novos contaminados nos últimos 10 dias. O mesmo acontece ne região carbonífera, que registrou até ontem 13.568 casos, com 12.651 curados. Infelizmente a Amrec já registrou 193 óbitos, sete deles de fumacenses.

De acordo com o médico emergencista da Unimed, Saul Pereira, estamos vivenciando o declínio da curva de contaminação. “Estatisticamente, em todo mundo, e, inclusive, em nossa região estão diminuindo os casos. É importante salientar que não acabou a Covid-19, porém, realmente e felizmente estamos com diminuição de casos e de gravidade a olho nu”, explica.

Ele comenta que diferente do que aconteceu na Europa, aqui o Brasil não houveram picos da doença, onde era preciso escolher qual paciente iria ser salvo. “É importante a mudança de comportamento, teremos que mudar hábitos. Se voltarmos aos hábitos antigos, sofreremos mais. Então medidas de segurança devem ser mantidas para conseguirmos vencer a Covid-19 o mais rápido possível”, comenta Pereira.

Apesar da contaminação estar diminuindo, o médico frisa a importância da população manter os cuidados de higienização e distanciamento. “Cuidar, principalmente, dos idosos e obesos, que foram os mais afetados na pandemia. Acredito que após seis meses de vigência desta pandemia, estamos no melhor momento, com menos medo, com mais confiança, porém, não podemos relaxar. Cuidados básicos devem ser mantidos como o uso de máscara, evitar tocar nas pessoas e evitar grandes aglomerações”, finaliza o médico.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo