Geral

Museu da Fumacense Alimentos é palco de curso para merendeiras e zeladoras

Museu da Fumacense Alimentos é palco de curso para merendeiras e zeladoras
Catarina Bortolotto / Assessoria de Imprensa

Profissionais desfrutaram da estrutura completa do local para aprender sobre boas práticas de higiene sanitária, além de opções de receitas sem glúten e sem lactose.

Desde sua abertura, algumas instituições de ensino da região têm visitado o Museu da Fumacense Alimentos. Agora, foi a vez de merendeiras e zeladoras de Morro da Fumaça (SC) aproveitarem da estrutura – que conta com uma cozinha completamente equipada – para um curso sobre práticas de higiene sanitária e maneiras de atender às necessidades de uma alimentação restrita – no caso dos alunos que possuem alguma alergia ou intolerância.

Idealizado pelo Observatório Social de Morro da Fumaça, o projeto tem como objetivo, viabilizar a capacitação de 57 profissionais que atuam nas escolas e creches da cidade. “Notamos que seria de grande valia um curso que tirasse as dúvidas da maneira correta de armazenar cada alimento. Além disso, também queríamos mostrar algumas receitas fáceis e saborosas sem glúten e lactose”, afirma a coordenadora do Observatório Social de Morro da Fumaça, Camila Bueno.

Primeira etapa

Dessa maneira, a organização elaborou um workshop dividido em duas etapas para aprimorar o conhecimento e mostrar a importância que elas desempenham no dia a dia. No primeiro momento, as merendeiras e zeladoras tiveram uma palestra com a médica veterinária Cyntia Michielin Lopes.

Durante a conversa, as colaboradoras das escolas intensificaram seus conhecimentos sobre a importância do uniforme e do controle da temperatura dos ambientes. “É importante que elas saibam a relevância que essa função tem e os cuidados que necessita. Por isso, também alertamos sobre as possíveis doenças que são transmitidas por meio dos alimentos e o veículo de transmissão”, evidencia Cyntia.

Receitas inclusivas

A segunda parte consistia em mostrar opções de pratos simples e gostosos para os alunos que, por ventura, são alérgicos à proteína do leite, intolerantes à lactose ou celíacos. Para isso, a engenheira química e gastróloga Ana Julia Cesca Salvan adaptou algumas receitas utilizando os produtos da RisoVita – marca da Fumacense Alimentos – e mostrou o passo a passo para que as merendeiras e zeladoras possam replicar os preparos nas unidades de ensino.

“Essa troca do leite ou da farinha de trigo por alimentos à base de arroz é algo bem tranquilo de se fazer. O bolo ou o pão que elas venham a preparar fica super fofinho e com o mesmo gosto. Ou seja, ao optar por esses produtos mais inclusivos, elas não precisam criar duas receitas, já que todos podem consumir”, avalia Ana.

E os ensinamentos foram considerados imprescindíveis pelas profissionais capacitadas. “Esse curso foi valioso, pois nos trouxe muitas novidades e receitas que nem imaginávamos. Agora é colocar em prática os aprendizados”, ressalta a zeladora Michele de Souza Einecke.

Sobre a Fumacense Alimentos

Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul catarinense. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.

Juntamente com a JS Empreendimentos, Criciúma Shopping e Mark At Place, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

 

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo