Variedades

Morro da Fumaça: toda a magia do Natal a partir deste domingo

Morro da Fumaça: toda a magia do Natal a partir deste domingo

Abertura ocorre a partir das 19h30min com benção do Presépio, abertura da Vila Natalina, chegada do Papai Noel, entre outras atrações.

Toda a magia do Natal invadirá Morro da Fumaça a partir deste domingo, dia 25, quando o município abre a Vila Natalina. Diversas atrações foram preparadas para receber os fumacenses e também os visitantes de outras cidades durante toda a programação que segue até o dia 21 de dezembro.

A abertura acontece às 19h30min com um desfile pela Rua 20 de Maio, com parada para benção do Presépio em frente à Paróquia São Roque. Daí, os participantes seguem até a Vila Natalina, onde ocorre a cerimônia de abertura do local, chegada do Papai Noel, acendimento das luzes de Natal e show dos tenores Delareze e Juan Pablo, participantes do Programa Raul Gil, do SBT. “Está ficando tudo muito lindo para receber os fumacenses e visitantes de outras cidades. Desde o ano passado, o município passou a ter uma referência no Natal, que é a Vila Natalina”, comenta a coordenadora de Cultura, Rosangela Pagnan Maragno, a Danda.

Decoração feita com material reciclável

Enquanto uma equipe trabalha na preparação da Vila Natalina, outra confecciona as peças que irão embelezar o local durante toda a época de Natal. Papais e Mamães Noéis, Reis Magos, o Menino Jesus, árvores de Natal, entre outros, aos poucos vão ganhando forma. Danda ressalta que os materiais utilizados são recicláveis, gerando uma grande economia. “O Natal de Morro da Fumaça é diferente, pois tudo dentro da Vila Natalina é com material reciclável. É um projeto muito lindo que ganha vida através das mãos dos nossos artesãos”, relata.

Os artesãos citados pela responsável pelo Departamento de Cultura são Maria Lúcia Dantas, que trabalha de forma voluntária, e Dilnei Alfredo, que se dedicam por vários dias e até noites à confecção das peças. Nesta semana, as ruas de Morro da Fumaça também estão ganhando enfeites e iluminação de Natal.

Programação extensa

A programação segue na sexta-feira, dia 30, com o encontro de violeiros e gaiteiros a partir das 19h30min. Já no domingo, dia 2, a Vila Natalina será palco de apresentações de danças das Escolas da Rede Municipal de ensino e do Profas. O dia 7 será dedicado à Noite Gospel com preparação do Compem. Oficinas de artesanatos de Natal e de arte culinária, em parceria com a Diretoria de Agricultura, Agricultura Familiar e Epagri, também estão presentes na programação.

Mais apresentações culturais estão programadas. No domingo, dia 16, acontece o Encontro de Corais. apresentações do Coral Infantojuvenil de Nova Veneza, Coral Eliane, Coral Cristal e Coral Va Pensiero. Já na quinta-feira, dia 20, a Banda Municipal e o Coral do Centro de Convivência e do Serviço e Fortalecimento de Vínculos sobem ao palco.“No ano passado já registramos um grande sucesso com esta iniciativa que valoriza o Natal em nossa cidade e neste ano, com certeza, a programação, que foi preparada com todo o carinho e cuidado, irá superar as expectativas. Todos os envolvidos nesta ação estão de parabéns e merecem o nosso reconhecimento”, relata o prefeito Noi Coral.

A Vila Natalina é uma iniciativa do Governo Municipal e conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful). “Está tudo sendo preparado com todo o carinho e atenção por uma equipe que se dedica inteiramente a fazer um Natal inesquecível em Morro da Fumaça. Por isso convidamos os fumacenses e comunidades de outras cidades a vir até a Vila Natalina e prestigiar não só a abertura, mas toda a programação”, diz o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Natal também em Estação Cocal

No domingo, dia 9 de dezembro, ocorre a abertura do Natal no distrito de Estação Cocal, onde a comunidade trabalhou na preparação da Praça da Paz, local que receberá a programação. Na data, o distrito recebe ainda a apresentação do Coral InfantoJuvenil do Colégio São Bento.

Programação do Natal de Morro da Fumaça – 2018

Domingo (25/11)

19h30min – Desfile de escolas e entidades pela Rua 20 de Maio até a Vila Natalina. Saída no Restaurante do Bolinha com parada em frente à Paróquia São Roque para a benção do Presépio. Na mesma noite ocorre o acender das luzes.
– Cerimonial de abertura na Vila Natalina.
– Show com os tenores Delareze e Juan Pablo.
– Chegada do Papai Noel com show pirotécnico.
– Abertura da Casa do Papai Noel e entrega de balas.

Sexta-feira (30/11)

19h30min – Encontro de violeiros e gaiteiros.

Domingo (02/12)

19h – Apresentação de danças dos alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino e do Profas.
*Parque infantil ficará à disposição.

Quarta-feira (05/12)

18h – Oficina de cerâmica

Quinta-feira (06/12)

18h – Oficina de floreira e garrafas pet (parceria com a Fumaf).
– Olaria das Artes

Sexta-feira (07/12)

19h30min – Noite Gospel Compem

Domingo (09/12)

19h30min – Abertura e apresentação cultural do Natal em Estação Cocal, na Praça da Paz.
– Coral Infantojuvenil do Colégio São Bento

Terça-feira (11/12)

18h – Oficina de artesanatos de Natal.

Sexta-feira (14/12)

– Oficina de arte culinária em parceria com a Diretoria de Agricultura, Agricultura Familiar e Epagri.
8h às11h – Produção de bolachas
14h – Decoração das bolachas de Natal
– Show gospel sob responsabilidade do Compem.

Domingo (16/12)

– Encontro de Corais. Apresentações do Coral Infantojuvenil de Nova Veneza, Coral Eliane, Coral Cristal e Coral Va Pensiero.
*Parque infantil ficará à disposição.

Quinta-feira (20/12)

19h30min – Apresentação da Banda Municipal
– Coral do Centro de Convivência e do Serviço e Fortalecimento de Vínculos.
– Balé
– Sorteio de brindes em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Sexta-feira (21/12)

19h30min – Coral Criança Feliz
– Mesa Solidária
*Parque infantil ficará à disposição.

MARCIANO BORTOLIN

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo