Saúde

Morro da Fumaça solicita liberação do Programa Saúde na Hora

Morro da Fumaça solicita liberação do Programa Saúde na Hora
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

No Ministério da Saúde, também foi solicitada qualificação do Samu, nova ambulância, programa de próteses, entre outros.

Uma das prioridades do Governo Municipal de Morro da Fumaça, a ampliação do horário de atendimento em uma unidade de saúde da área central da cidade foi levada ao Ministério da Saúde. O tema foi tratado durante agenda da comitiva fumacense à Capital Federal nesta semana.

“A nossa intenção é ampliar o atendimento em uma das unidades até as 21h, de segunda a sexta-feira, por isso protocolamos a solicitação de adesão ao programa do Governo Federal chamado Saúde na Hora. Já encaminhamos toda a documentação e agora estamos aguardando a homologação e publicação da portaria para colocar o programa em funcionamento”, explica a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe, acrescentando que a iniciativa possibilita ainda mais o acesso aos serviços do SUS dentro da atenção básica, principalmente aos trabalhadores. “A princípio vamos iniciar com atendimento médico e de uma equipe de enfermagem. Logo, queremos ampliar para ter atendimento odontológico também”, revela Marijane.

A comitiva formada por Marijane, pelo vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo; pela secretária de Educação, Greicy Salvador Zaccaron; pelo diretor do Samae, Rogério Sorato, e pelos vereadores Ricardo Pacagnan e Simoni Almeida, foi acompanhada pelo chefe de gabinete do senador Esperidião Amin, Amaro Lúcio. No Ministério da Saúde, as autoridades fumacenses foram recepcionadas pelo assessor da Secretaria de Atenção Primária, Davi Calazans. “Buscamos melhorias para a saúde de forma constante e por isso não poderíamos deixar de ir ao Ministério da Saúde apresentar estes pleitos. Agradecemos ao senador Esperidião Amin que intermediou esta audiência e ao Davi Calazans que tão bem recebeu as nossas solicitações”, cita Eduardo.

Outros pedidos

Além deste, outros temas importantes da saúde também foram tratados, entre eles, o pedido de homologação do laboratório de próteses dentárias que também já está cadastrado no Ministério da Saúde; construção de uma nova unidade de saúde para a área central da cidade. “Buscamos a habilitação da qualificação do Samu que nos permitirá um aumento no repasse do Ministério da Saúde para custeio do serviço SUS de urgência/emergência prestado ao município e a toda a região, nos possibilitando melhorias a equipe, a sede e ao serviço. Também intermediamos para que um novo veículo do Samu chegue logo à cidade, o que dará mais conforto e segurança aos pacientes e profissionais”, completa a secretária.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo