Educação

Morro da Fumaça prepara minicenso escolar

Morro da Fumaça prepara minicenso escolar

Documento irá conter a frequência escolar em todas as etapas da educação municipal, tipo de deficiência, taxa de analfabetismo, grau de escolaridade, entre outras questões.

A Secretaria do Sistema de Educação de Morro da Fumaça em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde reuniu na Escola de Educação Básica Municipal Pietro Maccari todas as Agentes de Saúde do para uma capacitação a respeito da realização de um minicenso na cidade. Em 2014, o Plano Municipal de Educação (PME) de Morro da Fumaça foi criado com a participação dos profissionais da Educação e demais representantes da sociedade civil, entrando em vigor em 2015 após a aprovação pela Câmara de Vereadores. No entanto, a Secretaria de Educação, na produção do relatório bienal 2015/2016, observou a carência de dados estatísticos com relação à população, dificultando a análise com mais precisão e o cumprimento das estratégias elencadas.

Devido a isso, explica a auxiliar da Secretaria do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron, a equipe técnica da pasta elaborou um minicenso. “As informações coletadas traduzirão em uma pesquisa envolvendo diversas faixas de idade em cada residência, a fim de averiguar a frequência escolar em todas as etapas da educação municipal, tipo de deficiência, taxa de analfabetismo, grau de escolaridade, entre outras questões. Todas essas informações serão registradas em um material gráfico preparado pela Secretaria do Sistema de Educação e os dados serão tabulados e registrados em uma ficha de apuração de resultados”, destaca Greicy que fez a explanação da importância do cumprimento das metas e estratégias ao professor Marcos Silveira de Jesus que também é membro da equipe técnica do Plano Municipal de Educação.

Os técnicos acreditam que até o final do ano seja feita a entrega dos resultados da pesquisa para que se possa, em 2019, totalizar os dados obtidos e elaborar de forma mais eficaz o próximo relatório bienal, equivalente a 2017 e 2018. “A realização deste minicenso irá colaborar para a criação de novas políticas e que as metas previstas no PME sejam alcançadas até 2024, mediante dados atualizados do município”, fala a secretária do Sistema de Educação Márcia Daniel Warmling Cechinel.

O encontro contou ainda com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Robson Francisconi, e a coordenadora do PACs, Rita de Cássia Marcon.

MARCIANO BORTOLIN

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo