Saúde

Morro da Fumaça não mede esforços para manter os serviços em saúde durante a pandemia

Morro da Fumaça não mede esforços para manter os serviços em saúde durante a pandemia
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Além do problema com os leitos de UTI, os municípios enfrentam outra situação: a dificuldade na contratação de profissionais para atuar no enfrentamento da pandemia. Em Morro da Fumaça a situação não é diferente.

Entre 15 de abril e 20 de novembro, 46% dos profissionais de saúde que atuam em Morro da Fumaça foram afastados por motivos relacionados à Covid-19. No momento, oito estão afastados. As infecções afetam a todos, desde agentes comunitárias de saúde, enfermeiras, técnicos de enfermagem, médicos, zeladores, odontólogos e auxiliares, farmacêuticos, entre os demais profissionais envolvidos na pasta.

Para se ter um exemplo, 58% dos enfermeiros já foram infectados e ou afastados com sintomas da Covid-19, e 68% dos técnicos de enfermagem vivenciaram a mesma situação. “O Governo Municipal não mede esforços para manter o atendimento nas dez unidades de saúde e também no Centro de Triagem”, comenta a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe, acrescentando que a rotatividade também é grande. “Estamos sempre em busca de novos profissionais, ampliando as equipes para melhor atender os fumacenses”, completa.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo