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Morro da Fumaça inicia a digitalização de todos os documentos da prefeitura

Morro da Fumaça inicia a digitalização de todos os documentos da prefeitura
Gustavo Milioli / PMMF

Serão mais de três milhões de páginas digitalizadas, ampliando a segurança e a transparência das informações.

Morro da Fumaça é a primeira cidade de Santa Catarina a iniciar os processos de digitalização dos documentos da prefeitura em convênio firmado com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). Através do acordo, todos os documentos armazenados desde a emancipação, em 1962, serão salvos em Cloud (nuvem). São mais de três milhões de páginas, ampliando a segurança, a transparência e a celeridade no acesso às informações.

A empresa que realizará o serviço é a OAIS Cloud, referência nacional em armazenamento de dados para longo prazo, e que recentemente se instalou em Morro da Fumaça. O contrato firmado com o órgão estadual é válido por 12 meses, podendo ser renovado por até 60 meses.

“Com a digitalização de todo o legado da prefeitura, além de facilitarmos o trabalho dos órgãos fiscalizadores e do próprio cidadão que precise acessar algum documento atual ou mais antigo, o Governo Municipal também irá dispor de mais espaço físico, já que, até então, destinávamos quatro salas para o armazenamento do arquivo frio”, salienta o prefeito Noi Coral.

Os servidores municipais, em questão de minutos, poderão acessar os documentos na nuvem. Os primeiros documentos a serem digitalizados são os de grande movimentação, como os vinculados aos setores de Recursos Humanos e Contabilidade. “As caixas, que antes eram guardadas empoeiradas, com chances de serem perdidas com a ação do tempo, agora ficarão em um local totalmente seguro e de fácil pesquisa”, observa Roberto Sávio Caetano, secretário do Sistema Econômico de Morro da Fumaça.

De acordo com Márcio José Martinho, diretor de Tecnologia da Informação, os maiores benefícios ao público estarão na agilidade, indo de encontro aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Quando alguém precisar de uma cópia documental, por exemplo, para a aposentadoria, que atualmente levamos em média dez dias para resolvermos, seremos capazes de finalizar a demanda instantaneamente ao digitar o nome do solicitante”, detalha.

A OAIS Cloud é estruturada e aderente à norma ISO14721, a norma mais importante da área de preservação cibernética segundo o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

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