Saúde

Morro da Fumaça inicia Campanha de Vacinação Contra a Gripe

Morro da Fumaça inicia Campanha de Vacinação Contra a Gripe

Morro da Fumaça inicia nesta quarta-feira, dia 10, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Até o dia 22, apenas gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). e crianças menores de seis anos poderão tomar a dose. A escolha, conforme o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo. Depois disso, a campanha será estendida a outros grupos, como professores, profissionais da saúde, idosos, entre outros. A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, diz o Ministério, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

As vacinas estarão disponíveis de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 16h. “Pedimos que aqueles que estão nos grupos prioritários procurem as unidades de saúde para serem imunizados para evitarmos que esta doença se propague”, relata o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

Dia D

O Dia D da campanha ocorre no sábado, dia 4 de maio e terá atendimentos nas unidades de saúde do Centro, da Cohab, do Bairro Naspolini, do distrito de Estação Cocal, do Bairro Jussara e do Bairro Graziela. O atendimento nesta data ocorre das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Orientações

A orientação do Ministério da Saúde é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa durante o período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), restrinjam o ambiente de trabalho para evitar disseminação, evitem aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. Para prevenir a doença, o ministério recomenda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus.

MARCIANO BORTOLIN

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo