Economia

Morro da Fumaça entre os municípios da Amrec que mais gerou empregos em novembro

Morro da Fumaça entre os municípios da Amrec que mais gerou empregos em novembro
COM INFORMAÇÕES DA ACIC

Região Carbonífera acumula mais de 5 mil novos empregos este ano conforme os dados do Novo Caged. Em 2020, Morro da Fumaça tem saldo positivo de 109 novos postos de trabalho.

O Ministério da Economia divulgou nesta quarta-feira, 23, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e novamente a Região Carbonífera apresenta números animadores. Na soma do mês passado, os 12 municípios criaram 1.968 postos de trabalho com carteira assinada, o melhor índice do ano. Com o desempenho, a região acumula 5.091 novas vagas abertas entre janeiro e novembro.

“Desde junho, a região vem apresentando mais contratações que demissões e essa recuperação no mercado de trabalho formal não só tem sido constante como vem crescendo mês a mês. Em outubro, já havia sido registrado o maior saldo do ano, de 1.663 empregos, e em novembro foram quase 2 mil vagas”, salienta o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin.

Na avaliação do presidente da Acic, essa tendência de alta reforça o otimismo de que 2020 ainda possa terminar com saldo próximo ao do ano passado, quando houve 5.337 admissões a mais que desligamentos no acumulado entre janeiro e dezembro. “Para que os números se igualem, basta que tenhamos saldo positivo de 246 empregos este mês e essa não é uma meta difícil de alcançar, se levarmos em consideração o desempenho da região nos últimos meses”, pondera.

O melhor desempenho continua sendo o de Içara, que acumula 1.569 novas vagas, após adicionar 386 no mês passado. Ainda contribuíram para o aumento do saldo em novembro e na soma do ano os municípios de Orleans, com 145 vagas abertas no mês passado; Morro da Fumaça, com 88; Balneário Rincão, com 76; Cocal do Sul, com 66; Forquilhinha, com 54; Nova Veneza, com 34; Siderópolis, com 30; e Treviso, com 11. Já Lauro Müller fechou três postos de trabalho com carteira assinada em novembro.

Acumulado do ano

No acumulado do ano, apenas um município tem saldo negativo: Cocal do Sul registra 37 demissões a mais que admissões no período.

Entre os demais, Forquilhinha tem saldo de 532; Nova Veneza, de 431; Siderópolis, de 251; Orleans, de 169; Balneário Rincão, de 120; Morro da Fumaça, de 109; Treviso, de 63 e Lauro Müller, de 57.

Morro da Fumaça entre os municípios da Amrec que mais gerou empregos em novembro

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo