Turismo

Morro da Fumaça entra no Mapa do Turismo Brasileiro pela primeira vez

Morro da Fumaça entra no Mapa do Turismo Brasileiro pela primeira vez
GUSTAVO MILIOLI / PMMF

Inserção é fundamental para que o município desenvolva políticas públicas para potencializar o setor.

Pela primeira vez, Morro da Fumaça ingressou no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo. A lista reúne os municípios do país com real vocação turística, ou impactados pelo setor de viagens. A presença facilita o recebimento de recursos para obras de infraestrutura e convênios junto ao Governo Federal.

“Estamos muito felizes por chegarmos onde almejamos. Agora vamos nos preparar para fortalecer o setor e criar boas referências na nossa cidade”, celebra o prefeito Noi Coral. “Irá contribuir para sermos contemplados com repasses importantes do Ministério do Turismo e de emendas parlamentares para projetos ligados ao setor”, completa o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Vocação

De acordo com Rosangela Pagnan Maragno, a Danda, diretora de Cultura e Turismo, a identidade de Morro da Fumaça é essencialmente ligada ao turismo rural e de aventuras. O cicloturismo, com um trajeto de quase 32 quilômetros pelo interior do município, e as propriedades familiares são os principais expoentes do plano desenvolvido.

“Nós já iniciamos a elaboração da rota do turismo rural, onde levaremos os visitantes às propriedades dos nossos agricultores para conhecerem de perto como é produzido o queijo, o salame, colhido o morango, a uva… Será uma rota ligada à gastronomia italiana, com opções de restaurantes típicos e cafés coloniais”, ressalta.

Morro da Fumaça também atrai visitantes interessados na a parte cultural, religiosa e histórica. Outros pontos de destaque são a Olaria das Artes, a Casa da Nonna, o Capitel Santo Antonio de Pádova e agora, neste período de Páscoa, a Toca do Coelho, exibindo o trabalho dos artesãos fumacenses.

“Temos uma rica história, que precisa ser mostrada. Estamos organizando também a Casa do Agente Ferroviário, para criarmos uma espécie de museu que contará o nosso passado ligado à mineração e à Ferrovia Tereza Cristina”, projeta Danda.

Maggiofest vai comemorar os 60 anos

O 60º aniversário de Morro da Fumaça acontece apenas no dia 20 de maio, mas a notícia vinda do Ministério do Turismo foi recebida como um presente antecipado. Em maio, o Governo Municipal promoverá o retorno da tradicional Maggiofest, com uma programação extensa de eventos e celebrações.

“É uma marca expressiva e precisa ser comemorada como merece. A programação já está quase pronta, só restam detalhes para ser divulgada ao público”, finaliza a diretora.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo