Colunistas

Morro da Fumaça busca Certificação Internacional Anticorrupção ISO 37001

Morro da Fumaça busca Certificação Internacional Anticorrupção ISO 37001

Morro da Fumaça busca a aplicação do Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno (ISO 37001), com isso seria a 1ª cidade da região e a 4ª de Santa Catarina a ter a norma. Para isso, o Governo Municipal procurou o Sebrae para firmar uma possível parceria.

Após demonstrar interesse pelo ISO 37001, o prefeito em exercício, Eduardo Sartor Guollo e a Procuradora do Município, Roivana Fornazza, receberam o coordenador Regional do Sebrae, João Alexandre Guze, para debater o assunto e agora aguarda o retorno do prefeito licenciado, Noi Coral, para tratar da adesão.

Guollo fez questão de adiantar que a cidade possui uma gestão de resultados, técnica, e que agora quer avançar, trazendo mais segurança à população e ao contribuinte, com ainda mais transparência dos investimentos dos recursos públicos.

A norma, também conhecida como anticorrupção, é internacional e fornece os requisitos e a devida orientação para estabelecer, implantar, manter e aperfeiçoar um sistema de gestão anticorrupção. O ISO 37001 institui o combate ao suborno praticado, tanto contra uma organização e seus colaboradores, como em favor destes.

Morro da Fumaça busca Certificação Internacional Anticorrupção ISO 37001

Diálogo

Demorou alguns dias, mas o prefeito em exercício Eduardo Sartor Guollo (PP) conversou com o presidente eleito da Câmara de Vereadores, Alison Felix Bertan (PL). Foi durante a formatura do Colégio Princesa Isabel, e o diálogo teria sido “produtivo e ameno”, mostrando que 2020 pode surpreender novamente com o bom relacionamento entre Executivo e Legislativo.

Sem mudança

O prefeito Noi Coral (PP) retorna apenas na semana que vem de viagem ao exterior, e reassume o cargo no dia 27. No Paço Municipal, está descartada qualquer mudança no primeiro escalão até março, quando quem pretende ser candidato em outubro precisa se desincompatibilizar.

Trator da discórdia

A entrega de um trator agrícola para Morro da Fumaça por parte do ex-deputado federal Ronaldo Benedet (MDB) rendeu “nitroglicerina” pura nas redes sociais. O vereador Raimundo Marques, o Mundi, agradeceu Benedet pela entrega, e se colocou como o responsável pela viabilização do equipamento.

Morro da Fumaça busca Certificação Internacional Anticorrupção ISO 37001

Chupim

Mas não demorou muito para o colega de partido, vereador Vado Marcelino, comentar na postagem de Mundi. Vado disse que a conquista também tinha a digital dele e do vereador Calita, e arrematou: “Tico-tico faz o ninho e o chupim leva a fama”, bombardeou. Dali em diante a discussão descambou. Está no Facebook para todos acompanharem.

Investimento

O Governo do Estado já teria sinalizado com a garantia dos recursos para a conclusão da SC-442, que liga Estação Cocal, em Morro da Fumaça, a Cocal do Sul. São cerca de R$ 10 milhões em investimentos para melhorar a mobilidade, principalmente, envolvendo o fluxo de veículos da Eliane.

Entrave

Mas todo o processo estaria “congelado” porque a Ferrovia Tereza Cristina não formaliza o aval abrindo mão da execução de um elevado que duplicaria o valor da obra. Além de lideranças das duas cidades, os deputados Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Rodrigo Minotto (PDT) estão trabalhando na causa. Eles são hoje os dois mais próximos do Governador Carlos Moisés (PSL).

Estúdio de Verão

A Rádio Eldorado inaugura nesta quinta-feira o Estúdio de Verão, localizado na Avenida Beira Mar do Balneário Rincão. O ato está marcado das 19h às 22h, com a presença do jornalista Roberto Cabrini. Sintonize 570AM e 89,5FM ou pelo site http://www.am570.com.br/

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo