Geral

Monsenhor Milton Zonta é nomeado bispo coadjutor da Diocese de Criciúma

Monsenhor Milton Zonta é nomeado bispo coadjutor da Diocese de Criciúma
Com informações da Diocese de Criciúma

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nesta terça-feira (30), que o Papa Leão XIV nomeou o monsenhor Milton Zonta, S.D.S., como bispo coadjutor da Diocese de Criciúma. A nomeação foi recebida com alegria pela Igreja no Brasil, especialmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que manifestou saudação oficial ao novo bispo.

Em nota, a presidência da CNBB destacou o testemunho de fé, a sólida formação teológica e a ampla experiência pastoral e missionária de monsenhor Milton Zonta, ressaltando que seu ministério é marcado pelo serviço generoso, pela comunhão e pela dedicação à evangelização. A entidade também desejou um ministério fecundo e abençoado, invocando as bênçãos de Deus e a proteção de Nossa Senhora sobre sua missão.

Religioso da Sociedade do Divino Salvador (Salvatorianos), monsenhor Milton Zonta nasceu em 2 de junho de 1960, em Videira (SC). Possui graduação em Orientação e Supervisão Pedagógica pela Faculdade Moema (SP) e em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena (UNISAL), ambas concluídas em 1983. É bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP), com conclusão em 1986, e especialista em Pastoral Juvenil pelo Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ), de Porto Alegre.

Ao longo de sua formação, também realizou curso intensivo em Metodologia de Planejamento Pastoral Latino-americano, na Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, na Colômbia, no ano de 1996. Ingressou no Seminário Menor dos Salvatorianos em 1975 e realizou o noviciado em 1979. Foi ordenado diácono em 29 de junho de 1986, em Campinas (SP), e presbítero em 17 de janeiro de 1987, em Videira.

Com quase quatro décadas de ministério sacerdotal, monsenhor Milton Zonta exerceu diversas funções pastorais, missionárias e administrativas, atuando como vigário paroquial em Videira, promotor vocacional provincial, missionário na Diocese de Brejo dos Anapurus (MA), superior provincial dos Salvatorianos no Brasil, além de conselheiro geral e superior geral da Sociedade do Divino Salvador, função que desempenhou em Roma entre 2012 e 2024. Desde 2025, atua como vigário da Paróquia Imaculada Conceição, em Videira.

Topo