Variedades

É Menino ou menina? Conheça o exame que desvenda o sexo no início da gravidez

É Menino ou menina? Conheça o exame que desvenda o sexo no início da gravidez

Assim que a notícia da gravidez chega para uma mãe, logo vem a curiosidade de saber se é menina ou menino. Uma ansiedade muitas vezes compartilhada com o companheiro e familiares. E vale até recorrer a antigas simpatias para tentar adivinhar.

A ginecologista, Luciana Nunes Bongiolo, da Clínica Mova, em Criciúma, revela que na primeira consulta de pré-natal a primeira pergunta é quando é o ultrassom do sexo. “A vontade de saber o sexo do bebê é uma grande expectativa para a mãe e também para a família. Algumas por simples curiosidade, outras porque já tem outros filhos e querem saber o sexo do próximo e até mesmo para dar início ao enxoval. Mas, quando completa 16 semanas de gestação é que indicamos o exame de ultrassom”, destaca.

Para as gestantes mais ansiosas, a novidade no momento é o exame de Sexagem Fetal, que permite a identificação do sexo do bebê com apenas oito semanas de gestação. É um exame simples de sangue feito em laboratório. O resultado sai em cinco dias.

“É um exame não invasivo, com acerto de 99% a partir da oitava semana de gestação. O teste se baseia na análise do DNA do feto a partir do sangue da mamãe. O cromossomo Y só existe no sexo masculino. Portanto, se houver a presença do cromossomo Y no sangue da mãe, indica que o sexo do feto é masculino, caso contrário, é menina”, explica a bioquímica Denise Ferraz Tezza, do Laboratório Preve, em Morro da Fumaça. O valor do exame tem o custo de R$ 378. “Nos meses de julho e agosto estamos com uma promoção no valor de R$260 reais”, completa.

“A Sexagem Fetal é sim uma possibilidade, e eu recomendo fazer o exame conforme a ansiedade da gestante, já que dificilmente tem erro o resultado”, finaliza a ginecologista.

Gabriela Recco / Foto: Tarcy Fotografias

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo