Colunistas

MDB confirma quatro pré-candidatos a prefeito

MDB confirma quatro pré-candidatos a prefeito

Acabando com especulações de que não tenha nome para disputar a prefeitura o MDB de Morro da Fumaça decidiu abrir a lista. O presidente Marcelo De Costa confirmou nesta quinta-feira que há quatro pretendentes. Sem prazo definido, eles seguem na condição de pré-candidatos e critérios corriqueiros deste tipo de processo, como pesquisa em determinado tempo, definirá quem ocupa qual vaga, prefeito e vice-prefeito.

Os nomes são do próprio Marcelo De Costa, do vereador José Carlos Bortolin (Calita), Joaquim Cizeski e Genésio Tezza. Os dois primeiros já especulados anteriormente. Cizeski já ocupou cargo na Cermoful, ambiente onde os emedebistas tiveram amplo domínio nos últimos anos. Já Tezza é empresário do setor plástico e figura como novidade absoluta.

Aparente estratégia

Os emedebistas devem ter lá suas razões para expor os nomes agora. Uma delas pode ser a janela para migração partidária. Assim o partido pode atrair ou até perder nomes, neste período. Afinal, nenhum outro partido vinha sendo tão cobrado para botar as cartas na mesa. Se fosse em outros tempos eu diria que é cedo para apresentar nomes.

Nas circunstâncias atuais não é. Me parece correta a leitura dos emedebistas, se é que foi mesmo esta, a divulgação de nomes. Isso porque a sigla é uma das que mais corre riscos na região e no Estado. A meu ver, nenhum outro partido vai perder tantos dos seus quadros como o MDB.

Só se cobra do MDB???

Como na política de Morro da Fumaça o processo é bipolarizado a cobrança de nomes só do MDB é natural, pois do outro lado já se sabe que o prefeito Noi Coral e o vice Eduardo Sartor Guollo, ambos do Progressistas, irão concorrer. O que deve haver é um ensaio de uma terceira via que pode pender para um ou outro lado. E se surgir a quarta, quem sabe motivada pelo que seu viu nas últimas eleições, ela deve ser imune a riscos de queda para um outro lado.

Isso quer dizer em termos de siglas que PSD, PL e esta linha pode buscar abrigo ao lado do MDB ou do PP e que aquele movimento que mostrou alguma força na eleição passada volte a marcar posição. E se fizer isso estará certo, pois a eleição de 2020 não é a última na história política da cidade. Tem gente que ganha perdendo ou apenas disputando.

No Rádio

Eu estou todos os dias, de 7h às 10h no Programa João Paulo Messer, na Rádio Eldorado AM 570 e FM 89,5, com estas e outras informações.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo