Saúde

Massagens relaxantes tornam-se aliadas na prevenção de doenças

Massagens relaxantes tornam-se aliadas na prevenção de doenças

Terapias desta natureza ganham espaço, e clínicas registram aumento na demanda por pessoas que procuram aliviar o estresse e a ansiedade.

As massagens relaxantes estão ganhando espaço entre os brasileiros. Boa parte das pessoas busca, nessas terapias, aliviar as tensões causadas principalmente no ambiente de trabalho.

Durante a pandemia, os efeitos do estresse e da ansiedade foram ampliados, elevando a procura por esses procedimentos. Os adeptos das massagens relaxantes costumam relatar melhora de saúde, abrandando dores musculares e nevrálgicas.

Outros benefícios das massagens relaxantes se dão pelo aumento da temperatura corporal e do fluxo sanguíneo. A sensação de bem-estar é potencializada a partir do uso de óleos e aromas terapêuticos.

Os profissionais da área dizem que têm tomado todos os cuidados para evitar contaminações por Covid-19, por meio do uso de álcool em gel e máscaras, entre outros procedimentos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Conheça alguns tipos de massagens relaxantes

Bambuterapia: considerando os muitos benefícios terapêuticos da massagem com bambu, é surpreendente que ela ainda não seja mais facilmente encontrada em clínicas e spas. A expectativa é que esta situação mude com a maior divulgação deste procedimento.

Alguns praticantes preferem a aplicação dos rolos de bambu à temperatura ambiente; outros, optam intensificar a massagem aquecendo o bambu em uma almofada térmica. Semelhante à massagem com pedras quentes, a ideia é que o calor extra penetrará mais profundamente nos tecidos e camadas musculares.

Velas quentes: também conhecida como candle massage ou melted candle, é extremamente relaxante, além de despertar os sentidos de quem a recebe. O aroma suave da vela – desenvolvida para a terapia – leva o praticante a uma viagem de sentidos. A massagem combina essências quentes e movimentos precisos, nutrindo profundamente a pele.

O massagista realiza o processo com toques suaves, carícias, pressões leves, amassamento amplo e fricção suave, a fim de aumentar a elasticidade da pele.

Pedras quentes: esta massagem terapêutica envolve o uso de pedras lisas e aquecidas, que são colocadas em pontos específicos do corpo da pessoa. O calor localizado e o peso das pedras aquecem e relaxam os músculos, permitindo ao massagista aplicar uma pressão mais profunda nessas áreas sem causar desconforto.

Reflexologia: envolve a aplicação de diferentes quantidades de pressão nos pés, mãos e ouvidos. É baseado na teoria de que essas partes do corpo estão conectadas a certos órgãos e sistemas do corpo. A pressão aplicada nessas partes oferece uma série de benefícios à saúde.

Importante destacar que o profissional que aplicará a massagem deve ter conhecimentos sobre quando não realizá-la, devendo sempre perguntar ao praticante se este tem algum problema de saúde, a exemplo de febre infecciosa, hemorragias, flebite, osteoporose, trombose, fraturas não solidificadas, câncer, feridas abertas, queimaduras recentes e doenças mentais graves.

Tântrica: a massagem tântrica redistribui as energias sexuais do corpo. Os massagistas usam os dedos para manobras sutis, estimulando os canais sensoriais de todo o corpo. A ideia é ativar a bioeletricidade e a sensorialidade e distribuir a energia equanimemente.

A técnica busca a modificar as experiências corporais e sensoriais. Age também sobre as emoções, baixando os níveis de ansiedades e tensões, que inibem o prazer, orgasmo, relaxamento e equilíbrio do corpo.

 

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo