Geral

As mãos que carregam uma história de 60 anos

As mãos que carregam uma história de 60 anos

As lembranças de cada tijolo colocado para erguer a Igreja Matriz São Roque enchem os olhos de emoção do pedreiro Walmor Luiz Piva. Hoje com seus 81 anos, ele relembra com orgulho cada traço arquitetônico construído pelas suas mãos e da equipe de profissionais vindo da cidade de Nova Trento/SC, sua cidade natal. “Dia 4 de julho de 1958, há 60 anos, eu e mais três pedreiros e um servente de obra começamos a construir aqui”, conta.

Atualmente morando em Curitiba, no Paraná, Piva é o único pedreiro ainda vivo e sempre que vem visitar os parentes em Morro da Fumaça não deixa de ir à igreja. Muito emocionado pisando na imponente construção ele confessa: “A vontade é de chorar mesmo. Parece mentira que construímos isso aqui”, recorda quase indo às lágrimas.

“Para construir no alto era tudo puxado na roldana. O andaime era feito de madeira de eucalipto que nós mesmos fazíamos”, explica. Questionado sobre as dificuldades do passado na construção ele é enfático: “Nós não tínhamos dificuldades, porque éramos jovens. Tínhamos toda energia para trabalhar e eu gostava de trabalhar”.

Piva já havia construído outras igrejas pelo Estado e conta que a construção da matriz São Roque, em Morro da Fumaça, foi finalizada em dois anos e meio. “No final da obra estava só eu e o Euclides Piva. A cruz lá no alto fui eu que construí. Alguém até bateu uma foto minha lá sentado na época, mas não me recordo quem foi. A fundação da igreja é toda de pedra e a base da torre é toda em um só bloco de pedra. Isso aqui é uma grande obra de arte”, conta ele lembrando de cada detalhe feito.

E foi durante a construção da igreja que Piva conheceu a sua esposa, a senhora Zelaire Salviato Piva, hoje com 79 anos. “Ela é daqui e eu a vi cantando no coral”, lembra. E ela completa: “Eu percebi ele jogando bingo e disse: eu vou ficar com esse baixinho. E foi num soarê que dançamos juntos e depois ele me levou para casa”.

Nesta semana a cidade de Morro da Fumaça comemora os 60 anos da Paróquia São Roque, e os padroeiros São Roque e Nossa Senhora da Glória. A programação inicia nesta terça-feira (14) e segue até domingo (19) com atrações religiosas, musicais e muita gastronomia.

GABRIELA RECCO

As mãos que carregam uma história de 60 anos As mãos que carregam uma história de 60 anos As mãos que carregam uma história de 60 anos As mãos que carregam uma história de 60 anos As mãos que carregam uma história de 60 anos As mãos que carregam uma história de 60 anos As mãos que carregam uma história de 60 anos As mãos que carregam uma história de 60 anos As mãos que carregam uma história de 60 anos As mãos que carregam uma história de 60 anos As mãos que carregam uma história de 60 anos

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo