Economia

Mais de 700 CNPJs’ são abertos em Morro da Fumaça nos últimos quatro anos

Mais de 700 CNPJs' são abertos em Morro da Fumaça nos últimos quatro anos
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Números comprovam o crescimento econômico da cidade e contribuem na geração de emprego e renda.

Uma das coisas que chama atenção de Vitor Nandi em suas viagens são as cafeterias. Sempre que pode, ele se dirige a uma delas para degustar um café, um salgado ou uma torta.

E foi em 2020 que ele decidiu trazer essa paixão para a sua cidade natal, Morro da Fumaça, nascendo assim, no dia 26 de outubro, o Café da Matriz. “Fizemos uma consulta de mercado e vimos que a cafeteria seria legal de abrir em um lugar não muito grande, mas que fosse acolhedor. O nome, Café da Matriz, optamos por ficar na frente da igreja e se refere diretamente à paróquia”, conta Vitor que abriu o empreendimento em sociedade com o irmão Vagner de Souza Nandi. Já quem administra o local é a sua esposa Jaíne Martins Goulart.

O Café da Matriz é um dos 700 CNPJ’s abertos em Morro da Fumaça de 2017 a abril de 2021, o que mostra como o município se tornou um celeiro de oportunidades aos empreendedores, gerando emprego e renda. “Ninguém inicia um negócio em um local que não oferece condições. Na nossa primeira gestão, nós preparamos Morro da Fumaça e agora vamos focar ainda mais forte no desenvolvimento econômico. Mesmo em meio à pandemia, vimos crescer o número de empresas abrindo em nossa cidade e isso mostra como o fumacense é empreendedor e como Morro da Fumaça gera oportunidades”, enfatiza o prefeito, Noi Coral.

Hoje, o Vitor, Vagner e Jaíne já colhem os frutos de ter escolhido Morro da Fumaça para investir. “Fomos muito bem acolhidos pelo prefeito, Noi Cocal e pelo vice, Eduardo Sartor Guollo, que já foram na cafeteria e tomaram um belo café. Estamos muito felizes com o resultado que temos em Morro da Fumaça. O objetivo é expandir. Tínhamos uma meta e o resultado foi bem maior. Hoje recebemos pessoas de outras cidades que vêm nos visitar e consumir”, revela Nandi.

Destaque regional

Os números não param de evoluir e também são positivos na geração de emprego. Com 353 novos postos de trabalho, Morro da Fumaça  é o terceiro município da Amrec que mais gerou oportunidades no primeiro trimestre de 2021.

E isso irá ficar ainda melhor com a abertura das duas primeiras áreas industriais públicas da cidade, a primeira já em fase de finalização. O vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, conta que são 16 terrenos disponíveis e muitas empresas interessadas. “Morro da Fumaça está em uma ótima localização. Próxima ao aeroporto, à BR-101, ao porto e isso faz de nossa cidade uma terra de oportunidades e atrai o olhar de muitos empresários. Prova disso é que já temos interessados por todos os terrenos da primeira área industrial”, revela.

Agora, o Governo Municipal realiza uma série de ações que irão alavancar ainda mais a economia da cidade. Entre elas, as duas primeiras áreas industriais públicas, sendo que a primeira delas deve começar a receber as primeiras empresas até o fim de 2021.

Outra iniciativa é a parceria com o Sebrae que irá possibilitar a implantação do projeto “Cidade Empreendedora”, através dela, o município ganhará, entre outras coisas, a Sala do Empreendedor.

Lei de Inovação e cursos

 Elaborado pelo Poder Executivo, a Lei nº 027/2021, a chamada Lei de Inovação estabelece as normas de incentivo às atividades tecnológicas e de inovação realizadas na cidade, com o intuito de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental, além da melhoria dos serviços públicos municipais.

A Lei de Inovação tem entre os seus objetivos, a criação do Conselho Municipal de Inovação (CMI); do Fundo Municipal da Inovação (FMI); do Programa de Incentivo à Inovação (PII) e do Plano de Inovação do Executivo Municipal. “A inovação e a tecnologia estão presentes e por isso queremos incentivar esta prática na cidade”, cita Eduardo.

Para o prefeito, Noi Coral, é importante oferecer apoio aos empreendedores que têm a tecnologia e a inovação como seu produto. “A cada dia surgem novas ideias que transformam a vida de muitas pessoas e elas podem também transformar Morro da Fumaça”, fala.

Com o incentivo aos novos negócios, vem também necessidade de mais mão-de-obra e é por isso que o Município trabalha, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na implantação de cursos de capacitação que tiveram as inscrições abertas nesta próxima segunda-feira,dia 24.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo