Mais de 700 CNPJs' são abertos em Morro da Fumaça nos últimos quatro anos | Morro da Fumaça Notícias
Fumacense
Economia

Mais de 700 CNPJs’ são abertos em Morro da Fumaça nos últimos quatro anos

MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Números comprovam o crescimento econômico da cidade e contribuem na geração de emprego e renda.

Uma das coisas que chama atenção de Vitor Nandi em suas viagens são as cafeterias. Sempre que pode, ele se dirige a uma delas para degustar um café, um salgado ou uma torta.

Vanessa Zanatta
Sicredi
Top Textil
Soller P
Layze Guollo
Posto Pellegrin

E foi em 2020 que ele decidiu trazer essa paixão para a sua cidade natal, Morro da Fumaça, nascendo assim, no dia 26 de outubro, o Café da Matriz. “Fizemos uma consulta de mercado e vimos que a cafeteria seria legal de abrir em um lugar não muito grande, mas que fosse acolhedor. O nome, Café da Matriz, optamos por ficar na frente da igreja e se refere diretamente à paróquia”, conta Vitor que abriu o empreendimento em sociedade com o irmão Vagner de Souza Nandi. Já quem administra o local é a sua esposa Jaíne Martins Goulart.

O Café da Matriz é um dos 700 CNPJ’s abertos em Morro da Fumaça de 2017 a abril de 2021, o que mostra como o município se tornou um celeiro de oportunidades aos empreendedores, gerando emprego e renda. “Ninguém inicia um negócio em um local que não oferece condições. Na nossa primeira gestão, nós preparamos Morro da Fumaça e agora vamos focar ainda mais forte no desenvolvimento econômico. Mesmo em meio à pandemia, vimos crescer o número de empresas abrindo em nossa cidade e isso mostra como o fumacense é empreendedor e como Morro da Fumaça gera oportunidades”, enfatiza o prefeito, Noi Coral.

Hoje, o Vitor, Vagner e Jaíne já colhem os frutos de ter escolhido Morro da Fumaça para investir. “Fomos muito bem acolhidos pelo prefeito, Noi Cocal e pelo vice, Eduardo Sartor Guollo, que já foram na cafeteria e tomaram um belo café. Estamos muito felizes com o resultado que temos em Morro da Fumaça. O objetivo é expandir. Tínhamos uma meta e o resultado foi bem maior. Hoje recebemos pessoas de outras cidades que vêm nos visitar e consumir”, revela Nandi.

Destaque regional

Os números não param de evoluir e também são positivos na geração de emprego. Com 353 novos postos de trabalho, Morro da Fumaça  é o terceiro município da Amrec que mais gerou oportunidades no primeiro trimestre de 2021.

E isso irá ficar ainda melhor com a abertura das duas primeiras áreas industriais públicas da cidade, a primeira já em fase de finalização. O vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, conta que são 16 terrenos disponíveis e muitas empresas interessadas. “Morro da Fumaça está em uma ótima localização. Próxima ao aeroporto, à BR-101, ao porto e isso faz de nossa cidade uma terra de oportunidades e atrai o olhar de muitos empresários. Prova disso é que já temos interessados por todos os terrenos da primeira área industrial”, revela.

Agora, o Governo Municipal realiza uma série de ações que irão alavancar ainda mais a economia da cidade. Entre elas, as duas primeiras áreas industriais públicas, sendo que a primeira delas deve começar a receber as primeiras empresas até o fim de 2021.

Outra iniciativa é a parceria com o Sebrae que irá possibilitar a implantação do projeto “Cidade Empreendedora”, através dela, o município ganhará, entre outras coisas, a Sala do Empreendedor.

Lei de Inovação e cursos

 Elaborado pelo Poder Executivo, a Lei nº 027/2021, a chamada Lei de Inovação estabelece as normas de incentivo às atividades tecnológicas e de inovação realizadas na cidade, com o intuito de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental, além da melhoria dos serviços públicos municipais.

A Lei de Inovação tem entre os seus objetivos, a criação do Conselho Municipal de Inovação (CMI); do Fundo Municipal da Inovação (FMI); do Programa de Incentivo à Inovação (PII) e do Plano de Inovação do Executivo Municipal. “A inovação e a tecnologia estão presentes e por isso queremos incentivar esta prática na cidade”, cita Eduardo.

Para o prefeito, Noi Coral, é importante oferecer apoio aos empreendedores que têm a tecnologia e a inovação como seu produto. “A cada dia surgem novas ideias que transformam a vida de muitas pessoas e elas podem também transformar Morro da Fumaça”, fala.

Com o incentivo aos novos negócios, vem também necessidade de mais mão-de-obra e é por isso que o Município trabalha, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na implantação de cursos de capacitação que tiveram as inscrições abertas nesta próxima segunda-feira,dia 24.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cermoful
Topo